Lisboa |
Pós-Graduação em Administração de Organizações Religiosas
Uma formação inédita para os ‘administradores’ da Igreja
<<
1/
>>
Imagem
O diretor executivo da primeira pós-graduação em Administração de Organizações Religiosas, António Pimenta de Brito, considera que esta formação proposta pelo IDEFE/ ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão tem a premência de “dotar de ferramentas” aqueles que “têm a missão de gerir” organizações da Igreja.

 

“A principal missão da Igreja não é o lucro mas, tal como qualquer organização, também tem recursos para administrar, pelo que é premente dotar, quem tem a missão de gerir, de ferramentas que o auxiliem na tomada de decisão. E esta tarefa de decidir, no fim do dia, é do religioso, mesmo que conte com leigos ou empresas de contabilidade como assessoria”, aponta ao Jornal VOZ da VERDADE o coordenador desta formação. António Pimenta de Brito lembra a Doutrina Social da Igreja para sublinhar que “as organizações devem procurar um caminho de autonomia e esse é alcançado com a capacitação dos seus quadros”.

 

Destinatários e estrutura

Salientando que o objetivo desta pós-graduação é “formar em gestão, em primeiro lugar, ecónomos de institutos e congregações religiosas, mas também outros religiosos ou leigos envolvidos em atividades espirituais, sociais ou comerciais, que vão até paróquias, centros sociais paroquiais, confrarias, irmandades, movimentos e obras e também hotelaria, turismo religioso, comércio, agricultura”, António Pimenta de Brito explica como está organizado este curso: “Esta formação é uma pós-graduação constituída por duas componentes: uma de gestão geral, que aborda os grandes temas da gestão, transversais a qualquer organização, como seja recursos humanos, finanças, estratégia, marketing, sistemas de informação, etc; e uma segunda componente, a qual versa sobre matérias específicas das organizações religiosas, como a administração patrimonial e enquadramento tributário das organizações religiosas, em que vamos contar com um grande especialista na área, o cónego Álvaro Bizarro (ecónomo da Diocese de Lisboa), bem como outras matérias, como a gestão de voluntariado e ONG’s, na qual contaremos com o Dr. José Carlos Batalha (União das IPSS de Lisboa), o marketing e comunicação religiosas, a gestão de organizações de terceiro setor, com o Dr. Jorge Líbano Monteiro (ACEGE), e empreendedorismo social”.

 

Inscrições até final do ano

A pós-graduação em Administração de Organizações Religiosas é organizada em parceria com a Rádio Renascença e a UDIPSS Lisboa (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social), contando também com o apoio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores e em associação com a KPMG. “Apesar de ser uma pós-graduação, além do currículo académico é valorizado também o percurso profissional do candidato”, sublinha o coordenador desta formação, que tem inscrições abertas até ao final deste mês de dezembro e o início das aulas previsto para o dia 15 de janeiro de 2015.

 

________________


Informações

Telefone: 213958274

Site: www.idefe.pt

Brochura: http://goo.gl/3lixZX

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES