Lisboa |
Pastoral da Saúde
Jornada Diocesana reflete sobre o apoio espiritual ao doente
<<
1/
>>
Imagem

A 16ª Jornada Diocesana da Pastoral da Saúde vai decorrer no próximo dia 7 de fevereiro, sábado, no auditório do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, com o tema ‘O apoio espiritual ao doente’.

 

Este encontro é organizado na proximidade do Dia Mundial do Doente, que a Igreja celebra a 11 de fevereiro. “A razão é simples: sendo o tema desse dia ‘A sabedoria do coração’ e porque o doente deve sentir-se amado, nada melhor do que o fornecer do apoio espiritual de que ele precisa. A espiritualidade faz parte do “cuidar” e tem mesmo dimensão terapêutica. Por isso, a Igreja, perita em humanidade, quer fazer-se próxima de todos os que estão em sofrimento, tomado por uma qualquer enfermidade”, refere um comunicado.

Do programa, destaque para a sessão de abertura, a partir das 9h30, com a participação, entre outros, do Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e para os temas ‘A Pastoral da Saúde no Patriarcado de Lisboa’, por monsenhor Vítor Feytor Pinto, ‘A Eucaristia e o Sagrado Viático’, pelo cónego Luís Manuel Silva, ‘Acompanhamento do doente e a solicitação de apoio’, pelo padre Fernando Sampaio, e ‘A oração e os sacramentos no apoio ao doente’, pelo padre Pedro Monteiro e Helena Presas.

As Jornadas Diocesanas da Pastoral da Saúde são uma iniciativa conjunta da Pastoral Social, Pastoral Litúrgica, Pastoral da Saúde do Patriarcado de Lisboa e SAER – Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Centro Hospitalar de Lisboa Central e da Associação Mateus XXV.

 

Inscrições: jornadadiocesanalisboa@gmail.com

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES