Lisboa |
V Encontro Cristão das Igrejas de Sintra, em Algueirão
“O verdadeiro alimento de Jesus é o cumprimento da sua missão”
<<
1/
>>
Imagem

Mais de 400 cristãos reuniram-se num encontro ecuménico de partilha e oração, em Algueirão, onde a Igreja Católica esteve representada por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa.

 

Respondendo à questão ‘Porque é que Jesus pede de beber?’, D. Joaquim Mendes lembrou que Cristo “tem uma intenção muito clara”: “Revelar-lhe o mistério da sua pessoa, dar-lhe a conhecer “o dom de Deus”, suscitar-lhe a o desejo da “água viva”. Jesus recorre a uma linguagem narrativa para revelar o mistério da “água viva” de que a água do poço é simplesmente um símbolo. (…) Conhecer o “dom de Deus” significa conhecer Jesus; e o dom da “água viva” significa a revelação progressiva do próprio mistério de Jesus, aquilo que Ele tem para oferecer a todo aquele que o conhece. Significa conhecer a verdade de Jesus, a sua mensagem, aprofundada mediante o dom do Espírito Santo. A metáfora da “água viva” tem aqui, neste contexto do diálogo de Jesus com a Samaritana, uma ressonância plenamente eclesial, que lhe confere a sua verdadeira importância para a vida dos cristãos: a “água viva” que sacia verdadeiramente a sede é a verdade de Cristo, a sua mensagem aprofundada mediante o Espírito; é o próprio Jesus que, através do Evangelho, se revela progressivamente aos crentes para lhes comunicar a vida divina”. Numa outra questão, o Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa foi questionado ‘De que se alimenta Jesus?’, apontando: “O verdadeiro alimento de Jesus é o cumprimento da sua missão. (…) A vontade do Pai e o cumprimento da sua obra que é a nossa salvação, são o alimento de Jesus”.

 

Espírito de unidade

Organizado no âmbito da Semana Universal de Oração pela Unidade dos Cristãos, este encontro, que decorreu pelo quinto ano consecutivo, realizou-se no centro comunitário da igreja do Algueirão, no concelho de Sintra, na noite do passado dia 25 de janeiro e contou com a presença de várias Igrejas cristãs. “À semelhança dos anos anteriores, este encontro contou com a participação de mais de vinte comunidades cristãs, que evidenciaram, assim, o espírito de unidade entre todos aqueles que seguem Cristo. Entre a partilha de experiências sobre o papel social da Igreja e os efeitos que o encontro com Jesus provoca na vida daqueles que O adoram, os presentes puderam ainda louvar ao som das músicas entoadas pelo coro, composto por membros de várias denominações cristãs e assistir à representação de um monólogo, que fez alusão ao tema”, refere um comunicado.

Além da intervenção de D. Joaquim Mendes, a pequena reflexão conjunta “teve como intervenientes o pastor Jorge Humberto, presidente da Aliança Evangélica Portuguesa, e D. Jorge Pina Cabral, bispo da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, que responderam a algumas questões elaboradas por vários jovens sobre a passagem bíblica em evidência”.

 

__________________


Jovens rezaram pela Unidade dos Cristãos

Centenas de jovens das diversas Igrejas cristãs estiveram presentes na Vigília Ecuménica Jovem, que decorreu na noite do passado dia 24 de janeiro, na igreja do Convento de São Domingos, em Lisboa. Organizada pelas Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana, esta iniciativa inseriu-se na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que este ano teve como tema ‘Dá-me de beber!’ (Jo 4, 7).

fotos por João Cláudio Fernandes

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A encíclica «Fratelli tutti» (FT) é uma corajosa invocação de S. Francisco de Assis, a lembrar-nos que...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Deo gratias! No passado dia 10 de Outubro, foi beatificado Carlo Acutis, um jovem italiano de 15 anos, falecido em 2006.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES