Lisboa |
Visita Pastoral a Valado dos Frades
“Testemunho de fé de São Sebastião fala aos cristãos de hoje”
<<
1/
>>
Imagem

No encerramento da Visita Pastoral a Valado dos Frades, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes convidou esta comunidade a tomar como exemplo o testemunho de fé do patrono da paróquia, São Sebastião.

 

“Conheceis certamente muita gente que, infelizmente, vive indiferente, como se Deus não existisse. Muitos com uma fé adormecida, outros que, embora batizados, não vivem segundo as exigências do Batismo, são cristãos de nome, mas não cristãos na vida. Sede para todos, a exemplo de São Sebastião, cristãos de nome e de vida, testemunhas de fé, sinais e portadores do amor de Deus”, desejou D. Joaquim Mendes.

A Visita Pastoral a Valado dos Frades, entre os dias 23 e 25 de janeiro, culminou no passado Domingo com a festa de São Sebastião, ligada à festa das chouriças. Uma tradição forte nesta freguesia, que mobiliza a comunidade e atrai muita gente. “Hoje celebrais São Sebastião, patrono e titular da vossa paróquia. Um jovem que escutou a Palavra do Senhor, que seguiu Jesus, na sua profissão de soldado romano e num ambiente totalmente hostil, de perseguição, condenação, tortura e morte a quem fosse seguidor de Jesus. Ele é uma grande testemunha de fé. O seu testemunho atravessa a história, desde os princípios do século IV. A sua vida e o seu martírio têm o selo da autenticidade de Santo Ambrósio, bispo de Milão, donde São Sebastião era natural”, apontou o Bispo Auxiliar do Patriarcado, sublinhando que “o testemunho de fé de São Sebastião fala aos cristãos de hoje”. “Fala aos pais sobre a necessidade de uma verdadeira transmissão da fé aos filhos, antes de mais pelo testemunho de vida e de um ambiente familiar iluminado pela fé, pela Palavra de Deus, pela prática da caridade cristã. Fala aos jovens sobre a coerência entre a fé e a vida. A fé plasma o nosso modo de pensar, de estar, de agir. O jovem São Sebastião assumiu a sua identidade cristã no exercício da sua profissão, não teve medo de correr riscos. Fala a todos os cristãos. Num tempo em que somos chamados a viver a fé, por vezes, também em ambientes hostis, é bom ter presente o convite de Jesus: “Não tenhais medo!”. São Sebastião não teve medo. Nem medo, nem vergonha de ser cristão, discípulo de Jesus Cristo, membro da sua Igreja. Não ter medo de assumir-se como cristão, de fazer escolhas de acordo com a fé e o Evangelho”, garantiu D. Joaquim Mendes.

fotos do Facebook ‘Valado dos Frades | Um século de fotos’
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A encíclica «Fratelli tutti» (FT) é uma corajosa invocação de S. Francisco de Assis, a lembrar-nos que...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Deo gratias! No passado dia 10 de Outubro, foi beatificado Carlo Acutis, um jovem italiano de 15 anos, falecido em 2006.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES