Missão |
Fundação Fé e Cooperação
FEC – 25 anos pela Dignidade Humana
<<
1/
>>
Imagem

A FEC – Fundação Fé e Cooperação é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento. Existe desde 1990 por vontade da Igreja Católica em Portugal e trabalha com comunidades e parceiros em Portugal, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, nas áreas da educação, saúde, capacitação institucional, educação para o desenvolvimento e advocacia social.

 

Tem como missão promover o desenvolvimento humano integral, através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas, inspirada pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja. Em 2015 a FEC comemora 25 anos de ação e vamos conhecer melhor o programa das celebrações, que tem como lema “FEC – 25 anos pela Dignidade Humana”.

 

OS Centros de Recuperação Nutricional na Guiné Bissau

Os Centros de Recuperação Nutricional (CRN) foram criados pelo Padre e médico Alfredo Zamberletti, chegado à Guiné-Bissau (GB) logo após a independência (1974), fixando-se em Gabú, no leste do País. O facto desta zona interior da GB ser um das que ainda hoje apresenta dos piores indicadores de saúde do país levaram à criação destes centros, assim como das Casas das Mães, com o objetivo de fazerem face às situações de desnutrição grave de crianças e grávidas e promoverem a educação alimentar e, assim, melhorarem a utilização dos escassos recursos alimentares disponíveis a nível local. Hoje, na Guiné Bissau, existem 25 CRN, dispersos por todo o território das Dioceses de Bafatá e Bissau, geridos por congregações religiosas e sob a coordenação da Cáritas da GB. A Caritas GB representa a rede de CRN junto das autoridades locais, nomeadamente junto do Ministério da Saúde, com o qual foi assinado um protocolo de colaboração em 2011. Dada a reconhecida dificuldade de acesso da população da GB a cuidados de saúde, quer por motivos geográficos (distância e dificuldades de transporte), quer por motivos económicos (incapacidade de pagar as deslocações e os cuidados), quer por debilidade dos serviços públicos de saúde (escassez de recursos humanos qualificados e de equipamentos e diminuta capacidade financeira), as populações recorrem aos CRN na expectativa de acederem a cuidados que muitas vezes vão para além dos que aqueles podem prestar (por falta de recursos ou capacidade). Neste contexto, a existência destes Centros constitui um importante recurso face às condições de vida da população que importa valorizar. No sentido de melhorar a capacidade de resposta dos CRN (meios humanos e materiais, assim como diversidade e qualidade dos cuidados prestados) as Dioceses de Bafatá e Bissau, a Caritas da GB e a FEC estão a desenvolver em parceria o Projeto + Criança. Numa primeira fase pretende-se reforçar a resposta dos CRN às necessidades das populações em particular as mais vulneráveis. A médio prazo o projeto prevê a criação de um Observatório Nacional dos Direitos da Crianças com base na rede do CRN, uma vez que estes atuam como linha da frente na sinalização de crianças em risco, sendo estas posteriormente encaminhadas para estruturas especializadas, como a Casa Bambaram (Casa de acolhimento para crianças da Diocese de Bafatá).

 

Campanha da Quaresma: Projeto + Criança

No ano dos seus 25 anos a FEC quer celebrar a data reforçando os laços da Igreja Católica em Portugal com as Igrejas irmãs nos países Lusófonos, em concreto com a Igreja Católica na Guiné-Bissau e as suas comunidades. Somos uma Igreja Missionária e, por isso, a FEC marca as celebrações do seu 25º aniversário com uma ação concreta que une algumas dioceses de Portugal à Igreja Católica na Guiné Bissau, traduzida na Campanha de Quaresma, com o apoio das dioceses portuguesas que aderiram à iniciativa. Propôs-se às Dioceses de Portugal que a renúncia Quaresmal de 2015 reverta a favor do Projeto + Criança (projeto que visa potenciar o trabalho dos CRN da Igreja Católica no âmbito da vigilância à situação da criança, vigilância nutricional e de saúde, acesso a registo, educação parental, sistema de referenciação e encaminhamento de situações de risco), melhorando as infraestruturas e equipamentos dos Centros de Recuperação Nutricional da Igreja Católica na Guiné Bissau, em especial dos que apresentam mais necessidades.

Com esta campanha irão ser apoiadas diretamente 60.000 crianças, 10.000 famílias, 320 comunidades e serão formados 75 colaboradores e diretores dos CRN.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES