Lisboa |
Comissão Nacional Justiça e Paz
“Diálogo entre diferentes culturas e religiões é hoje mais importante ainda”
<<
1/
>>
Imagem

A Comissão Nacional Justiça e Paz apela ao diálogo entre diferentes culturas e religiões. Em comunicado, este organismo lembra ainda que esse diálogo supõe o combate à pobreza e exclusão social.

 

“A Comissão Nacional Justiça e Paz reitera a sua convicção de que o diálogo entre diferentes culturas e religiões é hoje mais importante ainda, como alternativa ao choque de civilizações e antídoto contra o terrorismo, e de que esse diálogo supõe o combate à pobreza e exclusão social, a rejeição da violência, a liberdade do debate de ideias e o respeito pelos sentimentos religioso dos outros”, observa a nota, com o título ‘O diálogo mais urgente’. Neste comunicado a propósito dos recentes ataques terroristas de Paris e da Nigéria, a CNJP “pretende realçar a sua convicção de que, neste contexto, o diálogo entre diferentes culturas e religiões se torna ainda mais importante, benéfico e urgente”. “É ele que mais facilita o acolhimento dos muçulmanos nas sociedades europeias (norteado por uma cultura do encontro e da hospitalidade) e é ele, por isso, o mais potente antídoto contra o terrorismo de matriz fundamentalista”, aponta a nota, citando depois o Papa Francisco: “A respeito do diálogo inter-religioso, afirma o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelli Gaudium (n. 250): «Uma atitude na verdade e no amor deve caracterizar o diálogo com os crentes das religiões não cristãs (…)», é «uma condição necessária para a paz (..)»; com ele «aprendemos a aceitar os outros na sua maneira diferente de ser, de pensar e de se exprimir»”.

 

Comunicado na integra: www.ecclesia.pt/cnjp

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES