Lisboa |
Bucelas recebeu Missão Vicarial da Vigararia de Loures-Odivelas
‘Faz o que Ele te Diz…’
<<
1/
>>
Imagem

Este foi o tema que vivemos durante a nona semana da Missão Vicarial na Vigararia de Loures–Odivelas. A cada dia foi-se dando principal importância aos verbos do nº 24 da Encíclica “Alegria do Evangelho” partindo ao Encontro dos outros, Primeiriando na saída de nós mesmos, Envolvendo-nos com toda a Vigararia e a comunidade de Bucelas, Acompanhando para que Frutifique e todos juntos Festejemos e Celebremos a Alegria de sermos Igreja.

 

Este foi o caminho dos vários momentos desta semana rica de experiências e partilhas. Na festa da apresentação de Jesus caminhámos pelas ruas de Bucelas, convidando ao Encontro. “Rezámos com Santa Teresa” numa noite fria e chuvosa, orientada pelas Irmãs Teresianas aprendendo com a vida de Santa Teresa de Ávila e rezando com a sua simplicidade e pureza. O Prof. João Lourenço veio até Bucelas falar-nos acerca de “O Vinho alegra o Coração” fazendo uma viagem ao longo dos textos sagrados onde o Vinho e a Água estão presentes e qual a sua simbólica em cada um deles, terminando com um brinde.

No sábado foi o dia de Festejar com a descoberta pela catequese e famílias o sentido da Boda em que Cristo é o Verdadeiro noivo. Passaram dos 700 os que se dirigiram para Bucelas nessa tarde, muito solarenga apesar de fria. Foi em grande festa que Celebrámos as Bodas de Cana, vivendo os momentos da Missa, explicados às crianças, fazendo lectio divina com os adolescentes e partilhando e meditando com os Pais e Famílias. O culminar desta tarde foi a Celebração Eucarística em conjunto onde a adolescência representou para todos o Evangelho das Bodas de Caná, os casais fizeram um compromisso e as crianças pediram por todos os que caminham em Cristo e por todos aqueles que ainda não conhecem a Jesus. A noite terminou com a vigília dos jovens onde se juntaram mais de 100. Rezámos com muita simplicidade e profundidade, seguindo-se uma noite de convívio e manhã de descoberta da vila e pessoas de Bucelas.

Tivemos a presença de D. Nuno Brás em dois momentos: no encontro “Na crise do Compromisso Comunitário” onde falou sobre o 2º capítulo da Encíclica e na nossa falta de compromisso com Cristo e a Igreja; e na Eucaristia de Encerramento da Semana da Missão Vicarial, no domingo.

Este ano foi em Bucelas para o ano será noutra paróquia da Vigararia e assim temos vindo a fazer Missão chegando às periferias e levando o Evangelho a todos.

 

________________


Como membro do MVJ e do Grupo de Jovens de Frielas, considero que a actividade dos jovens correu muito bem. Para além de termos sido bem recebidos de forma muito acolhedora pelos paroquianos de Bucelas, na qual mais uma vez agradeço, também os jovens que pernoitaram, tiveram um comportamento exemplar. Considero que os jovens interagiram uns com os outros, permitindo a não distinção entre paróquias. Para além disso, todos demonstraram interesse em colaborar nas actividades propostas, espero que para o ano mais jovens se juntem a esta actividade e que a palavra chegue a todos.

Sandra Rocha

 

Nesta missão vicarial, sob o lema “Faz o que Ele te diz!”, os adolescentes da nossa vigararia foram convidados a fazer um momento de oração mais forte. Seguindo os passos da Lectio Divina os adolescentes rezaram, reflectiram e comprometeram-se. Como forma de acção, reflexo do que rezaram, os adolescentes construíram a mesa do altar da celebração eucarística e encenaram o Evangelho para todas as crianças da catequese da infância.

Sandra Santos

texto por Fátima Vieira
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES