Lisboa |
Semana Cáritas
“A pastoral social promovida pela Cáritas constitui um testemunho de amor e justiça”
<<
1/
>>
Imagem

Membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina destacou o trabalho sociocaritativo desenvolvido pela Igreja, sublinhando “a força da caridade presente nos milhares de voluntários”.

 

“A pastoral social promovida pela Cáritas e outros organismos eclesiais, constitui um testemunho de amor e de justiça. Todos os que nela colaboram com a partilha económica ou com o seu tempo, experimentam uma alegria especial por se sentirem a promover o bem comum”, observou D. José Traquina, durante a Eucaristia, na igreja da Portela, no Domingo Cáritas, a 8 de março. Nesta celebração, D. José Traquina lembrou depois a missão de muitos leigos na pastoral social da Igreja. “É de salientar a força da caridade presente nos milhares de voluntários que saíram à rua, apelando à generosidade e à partilha. É um gesto de solidariedade e de corresponsabilidade que gostamos de salientar a par de tantos outros gestos e iniciativas de ação social que acontecem ao longo de todo o ano, nas paróquias e comunidades: membros das Cáritas paroquiais, Conferências de São Vicente de Paulo, iniciativas das Misericórdias, grupos sociocaritativos, grupos missionários, grupos de voluntários de apoio nos centros sociais paroquiais, nos refeitórios sociais, na distribuição de alimentos a pessoas e famílias em dificuldade económica, e em muitos outros grupos e instituições”, frisou.

O prelado, que é também Bispo Auxiliar de Lisboa, recordou que, este ano, a Semana Cáritas (1 a 8 de março) teve como lema ‘Num só coração, uma só família humana’. “A Cáritas Portuguesa pretende, desta forma, chamar a atenção para todas as questões relacionadas com a família. Tendo em vista, não só o Sínodo dos Bispos de 2015 sobre o tema da família, mas também outras razões como é a campanha internacional “Uma Só Família Humana, Alimento para Todos” que termina em maio de 2015”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES