Missão |
9ª Semana Missionária da “PROCURA – Missões Claretianas”
Promover um mundo mais justo e fraterno
<<
1/
>>
Imagem

O movimento "PROCURA - Missões Claretianas" é um dos ramos da Fundação Claret, constituída ONGD em 2013. É uma Plataforma de Animação Missionária e de Ajuda ao Financiamento de Projetos de Evangelização e de Solidariedade, da responsabilidade dos Missionários Claretianos em Portugal.

 

A "PROCURA - Missões Claretianas" tem como missão a promoção de um “mundo mais justo e fraterno através de experiências de voluntariado enriquecedoras, tendo por base o espírito missionário de Santo António Maria Claret” e quer ser uma “presença missionária transformadora nas comunidades e instituições cooperando para a dignidade e o bem-estar de cada pessoa.”

 

Projeto Casa Claret: dedicar tempo e competências ao povo que os acolhe

Um dos projetos da “PROCURA” é o Projeto Casa Claret que se iniciou em 2011, por ocasião do Ano Europeu do Voluntariado, e é coordenado por voluntários portugueses. Tem como objetivo principal “acolher grupos de voluntários portugueses que queiram realizar uma experiência transformadora em São Tomé e dediquem o seu tempo e competências àquele povo, numa clara opção evangelizadora, na educação e na saúde.” De 13 a 21 de fevereiro, a PROCURA - Missões Claretianas realizou a 9ª Semana Missionária em São Tomé e Príncipe, em concreto em Mé-Zochi, Água Grande e Lembá. Tiveram como “base” a Casa Claret na cidade da Trindade. “Este grupo missionário, em conjunto com voluntários locais e a coordenadora da Casa Claret, levou a cabo uma série de visitas a instituições orientadas por missionários Claretianos, missionários de outros institutos religiosos e diocesanos. Foram também visitadas várias entidades civis. Sem descurar várias iniciativas em roças locais, mais especificamente em Novo Destino, São Nicolau e Bom Retiro. Também de realçar a visita à Rádio Jubilar e ao Centro Comunitário de Santo António.”

 

“Foram memoráveis os sorrisos e expressões genuínas de felicidade!”

De todas as visitas que realizaram, destacam a que os levou à cidade de Neves (Lembá), onde puderam conhecer e interagir na obra das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras. “Desde o seu cuidado com a educação das crianças, a sua Escola acolhe mais de 400 alunos, até à sua carpintaria, um foco de desenvolvimento económico local, até ao bairro operário construído sob supervisão destas Irmãs”, partilham referindo ainda que “de entre as iniciativas, as que colheram mais alegrias foram as realizadas nas roças atrás mencionadas. Desde o simples diálogo com as crianças e jovens até à distribuição de vestuários e utilidades que, graças a muitos benfeitores, seguiram de Portugal em contentor, foram memoráveis os sorrisos e expressões genuínas de felicidade.” Apesar de considerarem muito importante a distribuição de materiais, consideram igualmente importante a “assistência espiritual e formação religiosa que a Casa Claret, na pessoa da sua coordenadora e voluntários locais, levam a estas roças, que por estarem tão afastadas dos centros mais importantes acabam por não receber a presença dos sacerdotes tantas vezes quanto as que seriam necessárias, por evidente falta de meios humanos”, como partilham.

 

Um projeto que se pretende sustentável até 2020

A “PROCURA” pretende que este Projeto seja sustentável até 2020, “através da realização de ações em São Tomé para o bem da população local, sempre contando com a estreita colaboração das nossas Delegações, voluntários e benfeitores em Portugal”, aos quais agradecem pela colaboração “pelo Bem que nos leva a erguer ao alto este Projeto fraternal e solidário” para a concretização desta 9ª semana missionária.

 

______________

 

Para mais informações pode consultar o site: www.claretianos.pt/missoes

texto por Catarina António, FEC – Fundação Fé e Cooperação
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Foi há alguns dias que, na espaçosa capela de um colégio, presenciei uma cena que me deu que pensar.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Celebram-se este ano cem anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner, um sinal muito português e universal de talento, sensibilidade e sabedoria.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES