Lisboa |
Visita da Imagem Peregrina às Dioceses de Portugal
“Fátima está no coração da Igreja”
<<
1/
>>
Imagem
“No âmbito do programa de preparação para o centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, as dioceses de Portugal acolherão a imagem da Virgem Peregrina, entre maio de 2015 e maio de 2016”, anunciou a Conferência Episcopal Portuguesa.

 

Numa nota pastoral, que pode ser lida na íntegra em www.vozdaverdade.org, os bispos consideram que “a Igreja em Portugal tem, assim, ocasião para rejubilar de alegria, ao aproximar-se esta celebração”. “Ao acolhê-la como vivência da fé, exprime a certeza de que Deus nunca abandona a humanidade, mesmo quando a esperança parece vacilar no meio dos dramas e incertezas do tempo presente, mas sempre a conduz para o encontro salvífico com seu Filho Jesus Cristo”, aponta o documento, sublinhando que “as peregrinações dos Papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI, bem como de inúmeros membros do episcopado, do clero e cristãos do mundo inteiro mostram como Fátima está no coração da Igreja”.

Em Portugal, lembram os bispos, “a força da fé cristã e o modo como ela se vive não seriam os mesmos sem este precioso auxílio divino”. Neste sentido, os bispos portugueses esperam que “esta visita da imagem da Virgem Peregrina de Fátima mobilize todas as comunidades cristãs para um acolhimento caloroso, marcado pela alegria de receber, na fé, o ícone da Mãe de Deus e Mãe dos Homens”. “Aproveitemos esta peregrinação como incentivo para a concretização do grande objetivo da Igreja em Portugal: a evangelização”, termina a nota.

 

Novos Estatutos para os Centros Sociais Paroquiais

A Nota Pastoral sobre a ‘Visita da Imagem Peregrina às Dioceses de Portugal’ foi aprovada durante a Assembleia Plenária da CEP que, segundo o comunicado final, “refletiu sobre a necessidade de a sociedade portuguesa assentar numa base comum de valores sociais e humanistas”. “A sociedade ganharia se tivesse em conta princípios do pensamento social cristão, tão acentuados na programática exortação apostólica «A Alegria do Evangelho» do Papa Francisco”, garante o comunicado da reunião dos bispos, que decorreu em Fátima, de 13 a 16 de abril. Os Centros Sociais Paroquiais, enquanto instituições de solidariedade social, “foram objeto de longa reflexão, quanto à sua autonomia, gestão, eclesialidade e sustentabilidade, tendo em conta a sua situação concreta e as orientações da Igreja”, tendo os bispos aprovado “um modelo de Estatutos para os Centros Sociais Paroquiais e outros Institutos da Igreja Católica”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES