Lisboa |
XXXV EMA, em Rio de Mouro
Compromisso que se transforma em Anúncio do Evangelho
<<
1/
>>
Imagem

Duzentos e quatro acólitos participaram no Encontro de Ministrantes do Altar (EMA) realizado no passado dia 25 de abril, na paróquia de Rio de Mouro.

 

O EMA decorreu em ritmo sinodal, na transição do segundo para o terceiro capítulo da ‘Evangelii Gaudium’, ou seja, o compromisso que os acólitos assumem no serviço do Altar que, quando transparece na vida quotidiana, se transforma no anúncio do Evangelho. A vida de Santo Inácio de Loiola ajudou no percurso desta jornada. “Ele que se foi sentindo interpelado pelo Senhor, aproximou-se da Eucaristia de forma muito especial e converteu essa experiência no serviço aos doentes. Como este caminho é exemplo para um acólito!”, refere um comunicado.

Na parte da manhã foram realizadas atividades por grupos etários. À tarde, foram constituídos grupos com acólitos de diferentes idades que, partilhando aquilo que mais os tinha marcado na manhã, tinham que elaborar um trabalho (com cartolinas, canetas, plasticina, palhinhas, etc.) que ilustrasse a resposta à questão: ‘Do que hoje ouvi, onde me identifico com Santo Inácio e com o compromisso de acólito?’. O dia terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo cónego Luís Manuel, que, “a propósito da relação de Amor entre o Bom Pastor e as suas ovelhas, destacou a importância de uma relação comprometida com Jesus Cristo e no testemunho que as ovelhas dão quando seguem o Pastor”, refere a nota.

Para o André, acólito de Massamá, “participar na construção do EMA foi um desafio!”. “Acolhemo-lo como um compromisso. Queremos acólitos que se comprometam com Nosso Senhor diante do altar e na vida inteira! A escolha de Santo Inácio foi um exemplo inspirador para a preparação do encontro e provou ser uma escolha acertada, quando vimos a centralidade do tema ser materializada nos trabalhos. A equipa termina este desafio com a certeza de que sem Nosso Senhor a nosso lado, nada disto teria sido possível”, garantiu.

O João, acólito de Rio de Mouro, destaca que procurou fazer a ponte entre a vida de Santo Inácio e os grupos. “Foi uma experiência muito positiva: o trabalho conjunto Rio de Mouro-Massamá e ver os jovens acólitos de Rio de Mouro entusiasmados por poder acolher acólitos de toda a diocese. Foi um privilégio poder demonstrar como um acólito se compromete com o seu serviço, comunidade e diocese. O acólito tem o sonho de servir a Cristo em qualquer lugar, e assim crescer na fé”, observou.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES