Lisboa |
Fátima Jovem 2015
Jovens foram “luz no mundo...”
<<
1/
>>
Imagem

Cerca de quatro mil jovens vindos de todas as dioceses do país, incluindo Lisboa, participaram no Fátima Jovem 2015, que decorreu nos dias 2 e 3 de maio, com o tema ‘Felizes, como Maria a cheia de graça’.

 

“Momentos de formação, debate, oração, reflexão e muita animação” marcaram, segundo um comunicado do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), os dois dias do Fátima Jovem. “Todos os momentos do programa procuraram ser luz. Desde o símbolo da iniciativa, uma lamparina, que iluminou a procissão das velas, à luz que o Grupo Jovem ‘Levanta-te’ fez com o seu teatro de sombras, passando pela reflexão sobre o cinema e os valores humanos no ‘Espaço jovem’ com as curtas-metragens: ‘E se o Cinema fosse luz?’”, acrescenta a nota.

No acolhimento, D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família e Bispo Auxiliar de Lisboa, encorajou a juventude a edificar uma só família humana. “A conversão pastoral e missionária que nos pede o Papa Francisco passa por reconstituir a Igreja-comunidade como casa, como família dos filhos de Deus, aberta, acolhedora, geradora de novos filhos, uma família fecunda, missionária”, desafiou, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI.

A Peregrinação Nacional de Jovens a Fátima terminou com a Eucaristia, no recinto do Santuário, com o Bispo Auxiliar do Patriarcado a lembrar que a juventude é “o futuro da sociedade e da Igreja”. Nesta celebração no passado Domingo, Dia da Mãe, D. Joaquim Mendes deixou ainda uma saudação particular a todas as mães: “Agradecemos às mães tudo aquilo que elas são na família, e por aquilo que elas dão à Igreja e ao mundo, e confiamo-las à solicitude materna de Nossa Senhora”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES