Lisboa |
Aos 86 anos
Faleceu o cónego Horácio, que repartiu a vida sacerdotal entre a cidade e o Oeste
<<
1/
>>
Imagem

Foi o padre que assistiu o Cardeal Cerejeira na Missa conclusiva do Concílio Vaticano II. “Foi um dos momentos altos da minha vida”, garantia, no verão passado, ao Jornal VOZ DA VERDADE, o cónego Horácio da Silva Correia. Natural do Lugar da Estrada, na freguesia de Atouguia da Baleia, Peniche, este sacerdote de 86 anos faleceu no dia 30 de abril.

 

Em 29 de junho de 2014, o cónego Horácio celebrou 60 anos de sacerdócio e, ao semanário do Patriarcado de Lisboa, recordou a sua vida sacerdotal, que foi passada entre o centro da cidade de Lisboa (Santo Condestável e Lapa) e a zona Oeste do Patriarcado (Alcobaça e Torres Vedras). A primeira nomeação do recém-ordenado padre Horácio foi como coadjutor da paróquia de Santo Condestável, em Lisboa. “Foram nove anos, entre 1954 e 1963, que gostei muito! Campo de Ourique era uma zona da cidade muito chique, onde as pessoas se davam bem, eram agradáveis umas para as outras e o contacto era muito familiar”, recordava, na altura do jubileu sacerdotal. Em setembro de 1963, o cónego Horácio deixa o coração da cidade de Lisboa e vai para o ‘limite norte’ da diocese, com a nomeação para pároco de Alcobaça. “Foram momentos muito ricos! Foi a primeira vez que passei a ser pároco e ia com um certo receio”, assumiu este sacerdote, que esteve quatro anos naquela terra. Depois desta missão em Alcobaça, o cónego Horácio foi nomeado, em 1967, para o Secretariado Diocesano da Catequese, para trabalhar com o padre Canas, como adjunto para o ensino primário, onde permaneceu seis anos, até voltar ao Oeste. “Em 1973 sou nomeado pároco de Torres Vedras onde fiquei 21 anos, até 1994. Ao longo destes anos, como eu era o vigário e estava no centro geográfico da vigararia, fui assumindo também diversas paróquias, como Carvoeira, São Domingos de Carmões, Runa e Cadaval. Deu muito trabalho, mas valeu a pena. Juntamente com os vários grupos e movimentos da paróquia, de certo modo e no bom sentido, ‘revolucionámos’ espiritualmente esta região, não só de Torres Vedras, mas toda a zona à volta”, refere.

A última paróquia que o cónego Horácio assumiu foi a paróquia da Lapa, numa nomeação que marcou o regresso deste sacerdote ao coração da cidade de Lisboa. “Todas as paróquias por onde passei foram muito trabalhosas, porque todas elas eram grandes, eram sede de freguesia. A Estrela é ‘a’ freguesia da cidade!”, contava, ao Jornal VOZ DA VERDADE, o cónego Horácio, que ficou na paróquia da Lapa até ao ano 2005.

O velório do cónego Horácio da Silva Correia decorreu na capela do Lugar da Estrada. No dia 1 de maio, as exéquias foram presididas pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na igreja de São Leonardo, em Atouguia da Baleia.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES