Lisboa |
Conferência Episcopal Portuguesa
Bispos congratulam-se com possível visita do Papa Francisco a Portugal
<<
1/
>>
Imagem

Os bispos portugueses congratularam-se com a possível visita do Papa Francisco a Portugal, em 2017, no âmbito do centenário das aparições em Fátima, revelou o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa.

 

“[Queremos] manifestar a congratulação da Conferência Episcopal, por haver uma afirmação mais explícita do Papa Francisco na audiência que teve com D. António Marto, o bispo de Leiria-Fátima e também vice-presidente da CEP”, afirmou, em Fátima, o sacerdote, no final da reunião do Conselho Permanente deste organismo da Igreja. O Papa Francisco confirmou, no passado dia 25 de abril, ao Bispo de Leiria-Fátima, que tenciona deslocar-se a Fátima em 2017, quando se assinala o centenário das aparições na Cova da Iria, anunciou, na altura, a diocese portuguesa. Francisco revelou a D. António Marto que “se Deus” lhe der “vida e saúde” quer vir a Fátima. O porta-voz da CEP disse esperar que o Papa “esteja bem para estar” em Portugal nesse ano.

Questionado sobre se a Conferência Episcopal Portuguesa deseja que o Papa Francisco visite outros locais do país, o padre Manuel Barbosa salientou que o Papa se vai deslocar a Fátima “no contexto do centenário”. “É óbvio que, depois, na preparação, mais próxima, haja sugestões”, declarou o responsável, observando que apesar de a visita ser a Fátima “pode ser que vá a Lisboa, Porto ou a outro sítio, mas ainda é cedo para se adiantar e depende, também, dos serviços, naturalmente, do Vaticano”.

 

Comunhão orante

Durante a reunião do Conselho Permanente da CEP, os bispos manifestaram “comunhão orante com aqueles que faleceram num brutal acidente” e “a solidariedade para com as famílias dessas pessoas”, adiantou ainda o padre Manuel Barbosa, que elogiou “o papel do Santuário de Fátima, dos seus serviços, em coordenação com as autarquias”, para “melhorar os caminhos dos peregrinos para Fátima”.

Recorde-se que um acidente, ocorrido às 4 da manhã do dia 2 de maio, no itinerário complementar 2, em Cernache, Coimbra, provocou a morte de cinco peregrinos, dois dos quais escuteiros, após o automóvel se ter despistado à saída de uma curva e invadido a faixa contrária onde seguiam, a pé, cerca de 80 pessoas provenientes de Mortágua, no distrito de Viseu, com destino a Fátima.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES