Lisboa |
Fórum EMRC 2015
“Educar pressupõe um face a face”
<<
1/
>>
Imagem
Mais de 500 professores de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) participaram no Forúm EMRC 2015, onde Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas, lembrou que “não há educação sem exemplo” e, neste sentido, " o educador cristão deve ser exemplar”.

 

Em Fátima, Guilherme d’Oliveira Martins recordou “o saudoso senhor D. Tomaz da Silva Nunes” como alguém preocupado por este “despertar da liberdade e da responsabilidade” onde a “educação cristã é um elemento crucial”. Numa altura em que muitas famílias, “pela própria complexidade da pós-modernidade”, depositaram na escola o “papel educativo dos seus filhos” é fundamental “uma complementaridade e articulação” entre ambos: “O professor é o educador profissional. A família o educador natural”. Citando, depois, a Constituição Pastoral ‘Gaudium et Spes’, no seu número 12, o presidente do Tribunal de Contas lembrou que “a dignidade da pessoa humana é o centro, pois o homem é imagem e semelhança de Deus”.

Nesta conferência, no passado dia 9 de maio, Guilherme d’Oliveira Martins apresentou ainda desafios do ato educativo: em primeiro lugar, “a educação é pessoal, pois cada um dos educandos é irrepetível. Esta é a questão educativa”. Numa segunda linha, procurar perceber que “educar é sempre despertar consciências, o que significa ir ao encontro das capacidades de cada um”. Só se poderão despertar consciências quando se tomar, “como crucial no processo educativo”, a questão da “liberdade”. Por fim, perceber que “a liberdade tem que ver com a igual consideração e respeito por todos” pois "educar para a responsabilidade é outra missão educativa” uma vez que a “responsabilidade é ter resposta para o outro, como a outra metade de mim”. No final da sua intervenção, Guilherme d’Oliveira Martins afirmou que a educação hoje pressupõe uma “relação face a face”. “A melhor tecnologia educativa é falar olhos nos olhos”, concluiu.

Durante o Fórum EMRC 2015, com o tema ‘«Unidos a Deus, ouvimos um Clamor» (Evangelii Gaudium, 187-192) A Alegria da Missão na Escola’, que decorreu de 8 a 10 de maio, os docentes de EMRC receberam os novos manuais da disciplina que resultam das alterações promovidas pelas Metas Curriculares de EMRC e pelo Programa de EMRC, edição 2014.

 

_______________


“Levar à escola a dimensão do amor”

Na manhã do último dia do Fórum EMRC 2015, os docentes participaram na Eucaristia, com o padre José Carlos Martins, de Bragança-Miranda, a lembrar que “a consequência da Páscoa é o amor”. “O Senhor chama-nos ao amor. É isso mesmo que vemos e experimentamos neste tempo de Páscoa. O exemplo do Bom Pastor, diferente do ladrão; A imagem da videira, no Domingo passado e a necessidade de permanecermos ligados a Ele”, lembrou este sacerdote, convidando os professores a levarem “para a escola a dimensão do amor, mas o amor ao jeito de Jesus”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES