Domingo |
À procura da Palavra
Litania de Pentecostes
<<
1/
>>
Imagem
DOMINGO DE PENTECOSTES Ano B
"Recebei o Espírito Santo.”
Jo 20, 22

 

​Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Sabedoria,

iluminar os olhos e o pensamento de todos os homens e mulheres, para vermos tudo com o olhar de Deus. A sabedoria que nos abre ao conhecimento de Deus e do seu projecto de amor, e não a de quem se convence que é dono da verdade; aquela que recolhe as nossas experiências de vida e faz crescer a esperança, que nos ajuda a reconhecer nas criaturas os sinais do Criador e a cuidar de tudo o que é belo.   

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom do Entendimento,

dar mais inteligência aos governantes e aos políticos, para servirem reponsavelmente os povos. A inteligência que nasce do diálogo e do confronto, que não se deixa corromper pelo dinheiro nem pelo poder; aquela que está ao serviço da verdade e do desenvolvimento, que não usa as palavras em vão, e é nobre para assumir as responsabilidades.

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Ciência,

abrir horizontes de esperança aos mais jovens, para não desistirem de sonhar e inventar novos caminhos. Aquela ciência que é fruto do trabalho e da criatividade, que se maravilha com a criação e se abre aos valores fundamentais; aquela que promove a dignidade do ser humano e o une a Deus.

Vem, Espírito Santo! Vem, com o dom do Conselho,

fortalecer os pais e educadores, para redescobrirem a alegria e a grandeza de educar. Aquele conselho que ensina a fazer as melhores escolhas e é fruto de um amor exigente; o conselho que fortalece a vontade e transmite a felicidade de ser-se responsável.

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Fortaleza,

animar os mais pobres e desfavorecidos, para não desistirem perante as adversidades. Aquela fortaleza que revela o valor de cada pessoa e a sua justa luta pelos direitos humanos; aquela que compromete todos para assumirmos os comuns deveres, e não deixa criar dependências escravizantes, nem abismos de desigualdade.

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Piedade,

unir todos os crentes no respeito e no empenho pela liberdade religiosa no mundo. Aquela piedade que só reconhece o amor a Deus no amor concreto aos outros, libertando-se de “piedades” inúteis e folclóricas; aquela que promove a justiça e não põe fronteiras ao amor de Deus.

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom do Temor de Deus,

responsabilizar toda a humanidade no cuidado da vida e dos dons recebidos e adquiridos. Aquele temor que não é medo, mas atenção e fidelidade ao essencial, confiado na salvação oferecida em Jesus; aquele nos faz viver em mais amor e verdade, na comunhão com Deus – Trindade.

Vem, Espírito Santo!

P. Vítor Gonçalves
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES