Lisboa |
Dedicação da nova igreja da Outurela
“Um espaço para Deus”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa desejou que a nova igreja da Outurela seja “uma casa para todos”. A “linda igreja”, como lhe chamou D. Manuel Clemente, foi dedicada no Domingo de Pentecostes, 24 de maio.

 

“Temos de agradecer a Deus – que é quem põe isto no coração das pessoas – esta linda igreja, hoje dedicada. Nós utilizamos a palavra dedicação, não é uma inauguração, porque ela brota da boa vontade das pessoas. É algo que não partiu de nós, é maior essa boa vontade do que a nossa disposição, que parte do próprio Deus, como tudo o que é bom na terra e no coração do homem. Este não é um espaço qualquer: é um espaço para Deus e só assim é que Ele nos é entregue a todos”, salientou o Cardeal-Patriarca, durante a homilia na celebração de bênção e dedicação da nova igreja da paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Outurela, em Carnaxide.

Referindo-se à nova igreja que vai servir esta comunidade da Vigararia de Oeiras, composta na sua maioria por cabo-verdianos, D. Manuel Clemente lembrou depois a missão da Igreja. “Os primeiros cristãos não tinham casas destas. As igrejas representam aquilo que a Igreja é, sobretudo: todos quantos estão reunidos em torno do Senhor Ressuscitado, para glória de Deus Pai e serviço do mundo, na força do Espírito. A Igreja somos, basicamente, nós. Nós somos Cristo no mundo, vivemos do seu Espírito – estou a ver tantos rostos de Cristo quantos aqueles que me rodeiam”, observou.

No final, o Cardeal-Patriarca garantiu que a nova igreja da Outurela é “uma casa para todos”. “Muito obrigado senhor padre José Manuel, muito obrigado a toda a comunidade de Outurela, muito obrigado a todos os benfeitores por esta possibilidade que temos de estar aqui e estarmos todos reunidos e sermos para a Outurela e para todos os outros lugares onde estivermos um sinal da Ressurreição de Jesus Cristo. Porque esta é verdadeiramente uma casa para todos, para os cristãos e até para os não cristãos. A casa de Deus é um sinal de paz, de unidade, de esperança ativa. Deus não desiste, e nós também não”, assegurou.

A nova igreja da Outurela, com capacidade para 204 pessoas sentadas, contempla ainda um salão – situado na zona inferior do templo –, a sacristia, o gabinete do pároco e duas capelas mortuárias.

 

_________________


Transmissão para todos

Antevendo uma grande afluência de cristãos, que se veio a verificar, a paróquia da Outurela organizou, no salão situado por baixo do templo, a projeção vídeo da bênção e dedicação da nova igreja. Foram muitos os que não tiveram lugar na igreja e que, desta forma, puderam participar na celebração que cumpriu um sonho com mais de 30 anos.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES