Lisboa |
6º Congresso Nacional da ACEGE
“Dignidade da pessoa nunca é um meio”
<<
1/
>>
Imagem
Video
O Cardeal-Patriarca de Lisboa pediu aos associados da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores que defendam a “dignidade da pessoa humana”, “o bem comum”, o “princípio da subsidiariedade e da solidariedade”.

 

“A dignidade da pessoa nunca é um meio. É à luz deste princípio que se formulam os restantes: o bem comum, o princípio da subsidiariedade e da solidariedade”, defendeu D. Manuel Clemente na abertura do 6º Congresso Nacional da ACEGE, sob o tema ‘Uma Cultura de Gestão e Liderança à Luz do Amor ao Próximo’, que decorreu, em Lisboa, nos dias 5 e 6 de junho. Na sua intervenção, na Universidade Católica, o Cardeal-Patriarca sublinhou que a procura do bem comum “é um critério muito operativo e até de aferição” sobre o que se tem e o que falta.

O presidente da ACEGE, António Pinto Leite, apelou ao Ministro da Economia, presente na sessão de abertura, para que o Estado não reconheça empresas que “não pagam pontualmente a outras empresas”, pedindo ainda que seja o próprio Estado a “reforçar o pagamento pontual”. Segundo um estudo promovido pela ACEGE, 14 mil pessoas perdem por ano o emprego por causa de atraso nos pagamentos. Aos presentes, Pinto Leite pediu para levarem as empresas a aderir ao pagamento pontual, “não contribuindo para o flagelo que isto provoca”.

A ACEGE, referiu o presidente, “não serve para trocar interesses e cartões: este espaço é de Deus e é para Deus”, perseguindo a função de estar “no mundo empresarial, partilhando os valores cristãos com crentes e pessoas de outras religiões”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES