Lisboa |
Missa em Lisboa pelo beato Óscar Romero (1917-1980)
“O arcebispo Romero não desistiu de ninguém!”
<<
1/
>>
Imagem
Video

O Cardeal-Patriarca de Lisboa recordou D. Óscar Romero, Arcebispo de São Salvador assassinado em 1980 e que foi beatificado em maio passado, como um homem que “não desistiu de ninguém” e que “nunca se calou para alertar para os problemas de violência” naquele país.

 

Numa celebração na igreja de Santa Isabel, em Lisboa, inserida na homenagem que a Cáritas Portuguesa promoveu ao beato salvadorenho, D. Manuel Clemente considerou que a beatificação de D. Óscar Romero, que aconteceu a 23 de maio, em São Salvador, “já tardava”, mas “a hora de Deus acaba sempre por soar”. “Pela sua formação, pelo seu temperamento, por aquilo que já exercera, com várias funções diretivas e organizativas na Igreja de São Salvador, Óscar Romero parecia ser um homem que não saía de onde estava, não ia por palavras e por gestos muito além do previsível, mas quando chegou àquela praça viu, com os olhos de ver, e o que foi vendo mobilizou-o inteiramente, no seu coração de Pastor, na sua atitude de cristão”, lembrou o Cardeal-Patriarca, sublinhando que a partir daquele momento o arcebispo “nunca mais se calou, nunca mais se deteve, para responder, para exortar, para alertar para aquilo que acontecia”. “O arcebispo Romero não desistiu de ninguém! Não desiste da cura e salvação dos pobres e não desiste da insistência e conversão dos ricos”, sustentou. O Cardeal-Patriarca de Lisboa lembrou igualmente que “nunca o conseguiram arregimentar” para nenhum dos lados do conflito civil, porque “a sua ação era de Cristo”, ou seja, “feito tudo para todos”.

Esta celebração, nas palavras de D. Manuel Clemente, lembrou “a feliz beatificação de D. Óscar Romero, Arcebispo de São Salvador, assassinado em 1980, mas cuja memória está bem viva e cuja presença em Cristo ressuscitado é para todos nós, hoje, um estímulo no mesmo sentido de a fé que atua pela caridade”. O beato salvadorenho, recorde-se, foi assassinado enquanto celebrava Missa na capela de um hospital de São Salvador, em 1980, depois de repetidamente ter denunciado os muitos atos de violência que se viviam naquele país. “Alertando para o que era mais urgente, inadmissível, quer localmente quer mesmo quando se deslocou para fora de El Salvador foi verdadeiramente exemplar e, para quem o conhecia, até deslumbrante”, terminou.

 

Patrono da Cáritas

Na última assembleia geral da Caritas Internationalis, que decorreu em Roma, de 12 a 17 de maio, D. Óscar Romero foi aclamado patrono da organização, juntamente com São Martinho de Porres e Madre Teresa de Calcutá, pelo exemplo que deixou a todos enquanto homem que deu a vida pela justiça.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES