Lisboa |
Patriarcado de Lisboa
Nomeações para o ano pastoral 2015-2016
<<
1/
>>
Imagem

DOM MANUEL III, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA, DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DOS PORTUGUESES NO CAMPO DE MARTE, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA, PATRIARCA DE LISBOA.

Aos que este Decreto virem, saúde e bênção


Compete ao Bispo diocesano governar a Igreja que lhe está confiada, em nome e com a autoridade do Senhor Jesus, para edificar o Povo de Deus na verdade e na santidade, estimulando-o ao labor apostólico e missionário (cf. LG 27; AG 30; Evangelii gaudium, 31). Para realizar tão grande obra o Bispo conta, entre outras, com a colaboração indispensável dos párocos a quem, como pastores próprios, é confiada, sob autoridade do Bispo, a cura de almas numa parte determinada da diocese (CD 30), isto porque, a paróquia é presença eclesial no território, âmbito para a escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração. Através de todas as suas atividades, a paróquia incentiva e forma os seus membros para serem agentes da evangelização. É comunidade de comunidades, (...) centro de constante envio missionário (Evangelii gaudium, 28).

Assim, para que o Evangelho cresça e frutifique (cf. Cl. 1,6), HAVEMOS POR BEM NOMEAR:

 

PÁROCOS

 

* P. Moisés Herves Jiménez, Pároco de Nossa Senhora da Vitória de Famalicão, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Joaquim Pedro Rodrigues Costa (moderador) e P. Alfredo Dionísio Dias Ferreira Párocos “in solidum” de Nossa Senhora do Pópulo de Caldas da Rainha, sendo dispensados dos anteriores ofícios.

 

* P. Samuel Pulickal Joseph (Cochim), Pároco de Nossa Senhora da Anunciação da Tornada e de Nossa Senhora da Conceição de Salir do Porto, sendo dispensado do ofício de Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Pópulo de Caldas da Rainha.

 

* P. Filipe Alexandre Gomes de Sousa, Pároco de Nossa Senhora dos Anjos do Coto, sendo dispensado do ofício de pároco de Nossa Senhora das Mercês do Carvalhal Benfeito.

 

* P. Alfredo Francisco Cardoso Plácido, Pároco de Nossa Senhora da Visitação de Alvorninha e de Nossa Senhora da Piedade de Vidais.

 

* P. Mário Fernando Martins Baptista Campos, IMC, Pároco de Nossa Senhora das Mercês do Carvalhal Benfeito e de Santa Catarina, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Paulo Manuel Jorge Gerardo (moderador) e P. Luís Filipe Nogueira Pedro, Párocos “in solidum” de Santa Maria Madalena de A-dos Negros, Nossa Senhora de Aboboriz Amoreira, Nossa Senhora da Ajuda das Gaeiras, Santa Maria de Óbidos, São Pedro de Óbidos, Sagrado Coração de Maria de Olho Marinho, São Sebastião do Sobral da Lagoa e de Nossa Senhora da Piedade do Vau, sendo dispensados dos anteriores ofícios.

 

* P. Diogo Pedro Ferreira Maleitas Correia, Pároco de Nossa Senhora da Ajuda de Peniche, São Pedro de Peniche, São Sebastião de Peniche e de São Sebastião da Serra d’El Rei, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Rui Emanuel Simões Gomes, Pároco do Espírito Santo do Moledo, de São Domingos do Reguengo Grande, e de São Lourenço de São Bartolomeu dos Galegos, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. José António Magalhães Rodrigues (Lamego), Pároco do Divino Espírito Santo de Ota, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Jean Carlos Picaza Castilla, Pároco de Nossa Senhora dos Prazeres da Aldeia Galega da Merceana, Santa Maria Madalena de Aldeia Gavinha e São Miguel de Palhacana.

 

* P. Joaquim Francisco Jacinto Ludovino, Pároco de Santa Ana da Carnota, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Diamantino Júlio Custódio Teixeira (Beja), Pároco de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira e de São Domingos de São Domingos de Carmões.

 

* P. Arsénio José Fernandes Isidoro, Pároco de Santa Maria e São Miguel de Torres Vedras e de São Pedro e São Tiago de Torres Vedras, sendo dispensado dos ofícios de Pároco de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos da Ramada e do de Pároco in solidum de Nossa Senhora do Rosário de Famões.

 

* P. Quintino Lourenço da Silva, Pároco de São Pedro dos Grilhões da Azueira e de Nossa Senhora da Assunção da Enxara do Bispo, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Paulo Ricardo Rodrigues Pires, Pároco de Nossa Senhora da Assunção da Azambuja e de Santa Marta de Vila Nova da Rainha, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Jorge Miguel Abreu Sobreiro, Pároco de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos da Ramada, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Ricardo Jorge Salvador Ferreira, Pároco de Nossa Senhora do Rosário de Famões.

 

* P. Domingos Ferreira Carneiro, CMF, Pároco de Nossa Senhora da Consolação de Agualva, observado o estabelecido no cân. 682 § 1.

 

* P. Alceu Agarez, IMC, Pároco de São Marcos, observado o estabelecido no cân. 682 § 1.

 

* P. José Alcindo Lopes Armas, SSCC, Pároco de São Bartolomeu da Charneca, observado o estabelecido no cân. 682 § 1, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Duarte Empis de Andrade e Sousa, Pároco de Nossa Senhora do Carmo do Alto do Lumiar, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. António Fernando Paiva Teixeira, Pároco de Santo Condestável, sendo dispensado do anterior ofício.

 

* P. Aldo Raimondi (Paris), Pároco de São Jorge de Arroios, acumulando com o ofício de Pároco dos Anjos.

 

* P. Pedro Jorge da Silva, Pároco de Nossa Senhora dos Remédios de Carcavelos, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Paulo Jorge Marques da Costa Malícia, Pároco de Santo António do Estoril, sendo dispensado do ofício de Pároco de Nossa Senhora da Assunção da Azambuja e de Santa Marta de Vila Nova da Rainha.

 

* P. José Paulo Fernandes de Oliveira Machado, Pároco de São Vicente de Alcabideche, sendo dispensado do anterior ofício.

 

 

* Paróquia de Santo Agostinho em Marvila entregue ao cuidado pastoral do Cón. Francisco José Tito Espinheira

 

 

VIGÁRIOS PAROQUIAIS

 

* P. Paolo Lagatta, Vigário Paroquial de Nossa Senhora das Areias da Pederneira e de Nossa Senhora da Vitória de Famalicão.

 

* P. Jean Carlos Picaza Castilla, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação de Olhalvo, Nossa Senhora das Virtudes de Ventosa e de Nossa Senhora dos Anjos de Vila Verde dos Francos.

 

* P. Filipe Alexandre Gomes de Sousa, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Anunciação da Tornada e de Nossa Senhora da Conceição de Salir do Porto.

 

* P. Samuel Pulickal Joseph (Cochim), Vigário Paroquial de Santo António de Salir de Matos, acumulando o ofício de Vigário Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos do Coto.

 

* P. Ricardo Filipe Oliveira Figueiredo, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda de Peniche, São Pedro de Peniche, São Sebastião de Peniche, São Leonardo da Atouguia da Baleia e de São Sebastião da Serra d’El Rei.

 

* P. George Paikada (Palai), Vigário Paroquial de Santa Maria e São Miguel de Torres Vedras e de São Pedro e São Tiago de Torres Vedras.

 

* P. Dominic Kuppayilputhenpurayil (Palai), Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira, de São Domingos de São Domingos de Carmões, de Nossa Senhora dos Prazeres da Aldeia Galega da Merceana, de Santa Maria Madalena de Aldeia Gavinha de São Miguel de Palhacana, de Nossa Senhora da Encarnação de Olhalvo, de Nossa Senhora das Virtudes de Ventosa e de Nossa Senhora dos Anjos de Vila Verde dos Francos.

 

* P. Pedro Manuel Quintas Franco Nunes Pedro (Coimbra), Vigário Paroquial de São Jorge de Arroios, e de Nossa Senhora dos Anjos.

 

* P. Fernando Neves dos Santos, Vigário Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, acumulando com o anterior ofício.

 

* P. Robson José de Carvalho Matos Cruz, Vigário Paroquial de São João de Deus, sendo dispensado do ofício de Pároco de Nossa Senhora do Carmo do Alto do Lumiar.

 

* P. Tiago Martinho Alberto, OSA, Vigário Paroquial de Santa Iria de Santa Iria da Azóia, observado o estabelecido no cân. 682 § 1.

 

 

DIÁCONOS PERMANENTES

 

* Diác. Luís Miguel Alves de Jesus Fernandes, Paróquia de Nossa Senhora da Lapa, deixando o anterior ofício.

 

* Diác. João Augusto Aparício Duarte Jerónimo, Paróquia de Santo Condestável, deixando o anterior ofício.

 

* Diác. João Evangelista da Costa Paiva, Paróquia de Nossa Senhora da Lapa da Falagueira, sendo desligado da Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia de Belas.

 

Lisboa, na Cúria Patriarcal, aos 16 de Julho de 2015, memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo.

 

MANUEL, Cardeal-Patriarca

 

L+S

P. Jorge Manuel Tomaz Dias

Chanceler

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES