Na Tua Palavra |
D. Nuno Brás
Não entendo… Mas talvez seja melhor assim!
<<
1/
>>
Imagem

É tão certo como o Natal ser em dezembro: este ano, como de há alguns anos a esta parte, no último dia de agosto (mas o clima regressa passados alguns meses, em janeiro), o país parece ter ficado suspenso pelo «mercado do futebol».

Foram comentários, painéis, notícias “bombásticas”, reportagens em direto, desilusões, expectativas falhadas e outras que se mostraram premonitórias, opiniões… como se de tal mercado dependesse o futuro do país, ou a salvação do mundo.

Gosto de futebol. Gosto que o meu clube vença campeonatos e taças. Gosto de ver um bom jogo e não disfarço estoicamente o entusiasmo, como alguns conseguem fazer. Acho que o desporto é para ser vivido com emoção. E se temos que queimar energias, ao menos que seja “entre as quatro linhas” ou à sua conta. Percebo que, neste mundo feito de espetáculo, talvez o futebol seja o “menos pior” de todos eles, ainda que desconfie que a nós, simples espectadores, não nos passe pela cabeça um milésimo sequer do mundo do futebol profissional.

Mas já não compreendo (hoje como nos anos anteriores) onde é que, num país com tantos problemas económicos e sociais, se encontra o dinheiro necessário (mesmo no meio de todas as crises) para tantos milhões envolvidos nesta “indústria desportiva”. Como não entendo como é que a alguém que tem “jeito para jogar à bola” se oferece um salário tão grande, e como à sua volta gira tanta gente.

E, sobretudo, não entendo como é que não existe ninguém a clamar, a reivindicar, a protestar… esses mesmos que todos os dias vemos na televisão ou nas rádios a propor greves, a denunciar injustiças, a debitar discursos azedos. Ninguém toca no futebol. Ninguém toca, sobretudo, nos grandes clubes – nacionais ou internacionais…

Não entendo… Mas talvez seja melhor assim!

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES