Lisboa |
Atender à pobreza
Comunidade de Santo Egídio lança projeto em Alfama e Mouraria
<<
1/
>>
Imagem
A Comunidade de Santo Egídio iniciou um projeto nos bairros de Alfama e da Mouraria, em Lisboa, com o objetivo de ir ao encontro das necessidades das populações mais carenciadas desta zona da cidade.

 

Na Missa que marcou o início desta iniciativa, o Cardeal-Patriarca classificou o projeto como “um grande sinal de esperança”, recordando que na origem da Comunidade de Santo Egídio, em Roma, esteve o desejo de ir ao encontro de uma “realidade próxima” da dos bairros de Alfama e da Mouraria, de “acompanhar todo o tipo de carências de corpo e de espirito, que não faltam”. “Por isso, foi com muito gosto que imediatamente acompanhei a iniciativa”, salientou D. Manuel Clemente, citado pela Agência Ecclesia.

Esta celebração decorreu na igreja de São Miguel, no passado dia 30 de setembro, e contou com a presença do presidente internacional da Comunidade de Santo Egídio, Marco Implagliazzo, que frisou que a ação da instituição católica em Alfama e na Mouraria vai assentar sobretudo na “oração e no serviço aos mais pobres”. Implagliazzo mostrou-se “muito satisfeito” por ver chegar Santo Egídio a um território que classificou como “o coração de Lisboa” e que “se assemelha tanto ao bairro de Trastevere, em Roma, onde a Comunidade nasceu”, em 1964.

Neste momento, a Comunidade de Santo Egídio reza todas as quintas-feiras, às 20h00, na igreja de São Miguel, em Alfama. Um momento de oração semanal aberto a todas as pessoas, onde serão acolhidos aqueles que precisem de ajuda ou que queiram também participar no serviço que a Comunidade quer prestar às famílias mais carenciadas da região.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES