Lisboa |
Cardeal-Patriarca em entrevista à KTO
“A família é o local de desenvolvimento do cristianismo”
<<
1/
>>
Imagem
Video

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, concedeu uma entrevista à estação de televisão francesa KTO onde apontou a família como local para o “desenvolvimento do cristianismo” e recordou a experiência em acompanhar casais, ao longo da sua vida sacerdotal.

 

Nesta entrevista, gravada durante a primeira semana da segunda sessão do Sínodo dos Bispos sobre a Família, no Vaticano, D. Manuel Clemente começou por lembrar que os “Bispos, sucessores dos apóstolos”, têm a “missão de manter positivamente a tradição da Igreja” e de lhe serem “fiéis”. “Não é qualquer coisa que podemos escolher mas que devemos manter, manter neste tempo, com os problemas deste tempo, porque acreditamos todos que o que Cristo fez, o que Cristo indicou, serve para hoje como servia para aquele tempo”, apontou. O Cardeal-Patriarca referiu ainda que “o Evangelho começou numa família”. “Para nós, cristãos, a revelação de Deus, é a vida de Jesus. A vida de Jesus é uma vida de família. Durante trinta anos, desde Belém, ao Egito, a Nazaré da Galileia, tudo isto é a família. (…) Nós devemos considerar a família como o lugar onde a Igreja também se compreende a si própria, como a família dos filhos de Deus. A família é o local, por excelência, de desenvolvimento do próprio cristianismo”.

D. Manuel Clemente apontou ainda o desejo da “reconfiguração da nossa comunidade em chave familiar, numa perspetiva familiar”, e recordou o acompanhamento às famílias que tentam viver como famílias cristãs. “Uma experiência muito feliz durante toda a minha vida sacerdotal foi ter acompanhado casais cristãos e de ter visto como estes casais e estas famílias avançam, com as dificuldades, como toda a gente, mas querem responder e encontram respostas. Respostas muito adaptadas e criativas para viver, neste mundo, a realidade da família cristã. É muito interessante. Creio que estou tão convencido disto porque eu vejo. É a experiência”.

  

______________


D. Manuel Clemente na primeira Girº

A Região de Lisboa do CNE - Corpo Nacional de Escutas apresentou a sua nova revista: Girº. Este primeiro número, disponível online em www.cnelisboa.org, tem uma entrevista com o Cardeal-Patriarca de Lisboa, que aborda a sua entrada no escutismo, em 1964, a importância da natureza, as atividades escutistas e, no final, o conselho de um local para um acampamento ou atividade.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES