Lisboa |
Encontro com a ACEGE
“Tratar os trabalhadores como família”
<<
1/
>>
Imagem
Num encontro com os membros da ACEGE - Associação Cristã de Empresários e Gestores, o Cardeal-Patriarca de Lisboa lembrou que os trabalhadores das empresas devem ser tratados como família.

 

“Cada empresário cristão, onde estiver e em tudo quanto possa, olhe para aquele homem e para aquela mulher não como uma peça isolada e como mais ou menos recursos humanos, mas naquela humanidade relacional que eles têm e mantêm”, desafiou D. Manuel Clemente, num encontro com os membros desta associação profissional, que decorreu no dia 5, na igreja de São Nicolau, em Lisboa. “Isto tem implicações, como todos sabem, que nunca mais acabam, com essas famosas leis de mercado e da competição tão inexoráveis, mas onde não podemos falhar”, observou.

Na sua intervenção, o Cardeal-Patriarca sublinhou ainda que o núcleo das sociedades é a própria família: “Quando [o Papa] incita as comunidades cristãs levarem isto a sério para serem, como diz o Evangelho, fermento na massa, provocarem um bom contágio nas outras realidades sociais, confessionais ou não, é porque está completamente convencido que para reestruturar uma comunidade temos de começar por onde se aprende, porque quando não se aprende isso na família, é muito difícil aprender num compêndio”.

Entretanto, a ACEGE elegeu como presidente João Pedro Tavares, um engenheiro civil de 53 anos atualmente ligado à área da consultadoria. Numa mensagem, o novo responsável, que substitui António Pinto Leite, destacou a importância de continuar a “inspirar líderes” para a verdade e justiça.

foto por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES