Lisboa |
Encontro Diocesano da Pastoral Litúrgica
Preparar o Ano da Misericórdia
<<
1/
>>
Imagem

O Encontro Diocesano da Pastoral Litúrgica marcou o “ponto de partida” na formação das comunidades para o Ano da Misericórdia. Ao Jornal VOZ DA VERDADE, o cónego Luís Manuel, diretor do Departamento da Liturgia do Patriarcado, anunciou novas propostas formativas.

 

A menos de um mês do inicio do Ano Jubilar da Misericórdia (8 de dezembro), o Departamento da Liturgia do Patriarcado de Lisboa organizou o Encontro Diocesano da Pastoral Litúrgica com o tema ‘A misericórdia na liturgia da Igreja’. “Será um ano em que a Igreja será convidada a viver e aprofundar a dimensão da misericórdia de Deus na vida de cada um e no nosso atuar conjunto. Estas jornadas são uma forma de começar a preparar e alertar cada um de nós e as comunidades para esta verdade que é toda a história da salvação que tem um rosto e um nome: Jesus Cristo – a expressão de toda a misericórdia de Deus para nós”, refere o cónego Luís Manuel, diretor do departamento.

No passado dia 14 de novembro, na paróquia da Portela, cerca de 80 pessoas estiveram presentes neste encontro de formação, que tem como objetivo “ajudar as pessoas, nas suas comunidades, a serem semente e a serem agentes, não só para que exerçam esses ministérios com qualidade e bem, mas também para que sejam agentes de transformação da própria comunidade”, garante o cónego Luís Manuel, lamentando contudo a fraca adesão: “Não tenhamos ilusões de que há comunidades sistematicamente ausentes. Vivem fechadas sobre si próprias, não cultivam uma dimensão diocesana ou acham-se autossuficientes em tudo. É pena porque não é essa a forma de ser Igreja. Esperemos que a graça de Deus ajude a despertar algumas consciências”.

Além das habituais propostas formativas previstas para o ano litúrgico, o Departamento da Liturgia pondera abrir, “num futuro próximo”, novas áreas de formação, como por exemplo com “um curso ligado à arte floral na liturgia”. “O que é fazer um arranjo floral num tempo de Páscoa ou numa celebração batismal ou num casamento?”, questionou o cónego Luís Manuel, anunciando igualmente uma “formação para aqueles que antigamente eram chamados de sacristães”.

Sobre as propostas litúrgicas para a vivência do Ano da Misericórdia, o diretor do Departamento da Liturgia apontou os subsídios, já publicados, que foram elaborados pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. Foi também referido pelo cónego Luís Manuel a possibilidade de serem publicados e divulgados subsídios específicos para a Diocese de Lisboa.

texto e fotos por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES