Lisboa |
Encontro dos agentes da pastoral social da Vigararia de Sintra
“Caridade não pode estar desprovida da misericórdia”
<<
1/
>>
Imagem

O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes lembrou que “toda a ação pastoral deve estar permeada da misericórdia”. O apelo foi deixando num encontro sobre ‘Testemunhar a misericórdia de Deus no serviço da caridade’.

 

No Centro Social Paroquial de Algueirão, no passado dia 15 de novembro, o Bispo Auxiliar sublinhou que o serviço de caridade não pode estar desprovido da misericórdia. “A caridade revestida de entranhas de misericórdia é uma dimensão essencial, constitutiva da nossa vida cristã e eclesial, que compete a cada um em particular e a toda a comunidade testemunhar, visibilizar, tornar presente nas palavras, nos gestos, no ser e no fazer. O nosso serviço de caridade não pode estar desprovido da misericórdia, assim como a prática da justiça. Toda a ação pastoral deve estar permeada da misericórdia”, assinalou.

Neste encontro sobre a misericórdia na pastoral social, D. Joaquim Mendes recordou ainda que “a atividade caritativa não se deve limitar a uma recolha e distribuição de bens, mas comporta uma atenção à pessoa necessitada e uma função pedagógica, de educar para a partilha, para o respeito, para o amor e para a misericórdia nas relações humanas”. “As nossas comunidades eclesiais com as suas Instituições devem ser casas de misericórdia, onde todos aqueles que a elas acorrem possam encontrar a misericórdia de Deus. Este é o grande desafio do Jubileu da misericórdia, que exige uma conversão de todos nós, das nossas estruturas e dos nossos procedimentos”, referiu.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES