Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Natal é: dizer Sim, contemplar e amar!
<<
1/
>>
Imagem

Celebrar o Natal é celebrar o Amor na sua origem e na sua forma mais autêntica. É Deus que se faz homem, por amor, e para nos amar até ao fim.

Aqui, onde escrevo, diante de mim observo um simples presépio. São apenas três pequenas imagens, de três figuras, que na sua simplicidade e humildade me contam uma história, da qual também tu participas. Sim, tu!

Porque, por ti, Deus enviou um anjo a Maria a quem anunciou o desafio de um milagre. No seu Sim, esta jovem de Nazaré concebeu, por obra do Espírito Santo, o Filho de Deus. A seu lado, José, de olhar atento, contempla, no silêncio da sua presença, a ação divina. A forma bela como Deus se manifesta aos homens.

Se Maria acolheu em seu ventre o Messias, José recebeu uma missão. Aceitando Maria na sua vida deu, ao Filho de Deus, o nome de Jesus, Deus que salva. A mim e a ti.

Entre os dois, brilha a luz deste Menino, nascido no refúgio de uma gruta. Pobre, na simplicidade e austeridade de um lugar, mas rico de amor, para dar e ensinar.

Esse amor também tu podes aprendê-lo e vivê-lo. Por vezes, na complexidade da tua vida, mas na simplicidade do teu coração.

Acolhe este amor que Deus tem por ti e deixa que Jesus nasça também em ti. E ao receber este amor de Deus, sê o primeiro a amar. Citando o Papa Francisco, “primeireia”, toma a iniciativa e não fiques acomodado no teu canto à espera que te sirvam ou venham ao teu encontro. Ama.

Que neste Natal esta imagem do Presépio seja real na tua vida e em ti se possam conjugar estas três atitudes a que todos somos chamados: Dizer Sim para que em nós se faça a vontade de Deus; contemplar a ação de Deus na vida; e amar no concreto do nosso existir. A todos os leitores, colaboradores e benfeitores, Santo e Feliz Natal.

 

O Jornal VOZ DA VERDADE também vai celebrar o Natal e, por isso, na próxima semana, como já é da nossa tradição, não haverá publicação. Regressamos no primeiro Domingo de janeiro de 2016.

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES