Lisboa |
Lisboa distribuiu a Luz da Paz de Belém
“Fazei deste gesto um grande sinal de paz para o mundo”
<<
1/
>>
Imagem

O Bispo Auxiliar de Lisboa D. José Traquina considera que acolher a Luz da Paz de Belém é “motivo de alegria” mas também “um compromisso”. Este ano coube à Diocese de Lisboa a organização da celebração nacional da Luz da Paz de Belém, que decorreu no passado Domingo, 13 de dezembro, na igreja de São Vicente de Fora.

 

“Quem se encontra com esta Luz, não pode ficar na mesma, como se não tivesse acontecido nada. Portanto, acolhei a Luz e deixai-a bem viva no santuário interior de cada um de vós. E assim como a Luz se reparte sem enfraquecer, assim a Luz interior quando é testemunhada ainda se torna mais viva”, lembrou D. José Traquina, na sua homilia, lembrando que este gesto implica compromisso: “Acolher a Luz da Paz de Belém é motivo de alegria mas também um compromisso. Fazei deste gesto um grande sinal de paz para o mundo. Celebrai o Natal do Senhor com esta luz da paz, com esta alegria e com este compromisso: ser construtor da Paz, procurando agir com bondade, com esperança, com verdadeira amizade, com justiça, e com sentido do bem comum”.

Esta celebração decorreu no Domingo III do Advento, e a Luz da Paz de Belém e a alegria foram a grande mensagem desta Eucaristia, segundo o Bispo Auxiliar do Patriarcado. “A Palavra de Deus exorta-nos a alegria mas uma alegria que resulta do Encontro com Deus, digamos, do encontro com a Luz da Paz de Belém. ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida’ (Jo 8,12). Assim é, porque Deus não desistiu de nenhum de nós, não desistiu de ninguém, e por isso veio e vem ao nosso encontro. É, portanto, uma alegria que resulta do encontro com a Luz de Cristo: a Luz da Paz de Belém que surgiu para que o homem renasça espiritualmente e se torne no mundo construtor da Paz”.

D. José Traquina dirigiu-se ainda, de forma especial, aos escuteiros: “Irmãos Escutas, contemplando a Luz da Paz de Belém, deixai-vos tocar pela Amizade de Cristo. Na sua essência, a Igreja é isto: a Comunidade daqueles que, escutando a Palavra, se deixaram tocar pela Luz e amizade de Cristo. E assim a Alegria perdura, continua na experiência de uma Família, no Agrupamento, naquele ambiente onde seja possível crescer, com trabalho e com perdão. E consequentemente com a Festa”.

Escuteiros de diferentes países da Europa, e de outros continentes, distribuem a Luz da Paz, acesa em cada ano por um rapaz ou rapariga austríaco na Gruta da Natividade de Jesus, em Belém. Lisboa reuniu mais de 1100 escuteiros que receberam, e agora vão partilhar pelas suas comunidades, a Luz da Paz de Belém.


Informações: www.facebook.com/LuzPazBelem

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES