Lisboa |
Vigília pela Paz, em Lisboa
Derrubar barreiras da indiferença
<<
1/
>>
Imagem
O Cardeal-Patriarca apelou ao derrube das barreiras da indiferença perante os migrantes. O apelo de D. Manuel Clemente foi feito na Vigília pela Paz, organizada pela Cáritas de Lisboa.

 

“Nós temos de ultrapassar uma indiferença de que os outros podem existir, mas ao lado. Temos que ir além disso. Temos que nos tornar interconfessionais e interculturais no sentido de nos conhecermos e percebermos os elementos positivos que os outros também têm e, todos juntos, conseguimos um encontro mais à frente”, frisou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no passado dia 19 de dezembro, durante a Vigília pela Paz promovida pela Cáritas Diocesana de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Nesta iniciativa, onde participou o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, além de líderes de diversas confissões religiões (Comunidade Hindu, União Budista ou Igreja Evangélica Metodista, entre outras), o presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina, salientou que a cidade “acolhe todas as confissões”, projetando-se como “um espaço de integração e esperança para todos”.

Um dos momentos altos da cerimónia aconteceu quando uma família iraquiana, de apelido Alqais, pai, mãe e três filhos, a residir em Portugal há cerca de seis anos, acendeu o Círio da Luz da Paz, feito à mão e com mais de 13 anos e o entregou às mãos de D. Manuel Clemente e Fernando Medina. De seguida, cinco jovens vestidos com as cores dos cinco continentes (azul/Europa, amarelo/Ásia, preto/África, verde/Oceânia e vermelho/América) colocaram a Luz da Paz na varanda dos Paços do Concelho.

fotos por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES