Lisboa |
Visita Pastoral à paróquia de São José do Bairro da Boavista
A “pequena” mas “perseverante” paróquia do Bairro da Boavista
<<
1/
>>
Imagem

O primeiro bairro social de Lisboa, o Bairro da Boavista, faz este ano 75 anos e recebeu, de 26 a 31 de janeiro, a Visita Pastoral de D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa. “Foi uma ótima notícia. Podemos dizer que esta Visita Pastoral foi o arranque das comemorações que terão o seu ponto alto no dia 25 de outubro de 2016, no mesmo dia que o Patriarcado celebra os seus 300 anos”, refere ao Jornal VOZ DA VERDADE o pároco de São José do Bairro da Boavista, padre David Mieiro. “Aquando da construção das cerca de 500 habitações de lusalite também foram construídas outras estruturas de apoio como a escola, a maternidade e a própria capela, bem no coração do edificado. A comunidade católica é a instituição mais antiga do bairro e, por isso, parte intrínseca destes 75 anos. Hoje, abundam no Bairro da Boavista um grande número de instituições para os mais diversos fins e, muitas delas, além de receberem com muita alegria o senhor D. José Traquina, pediam que o padre pudesse ir mais vezes à instituição”, acrescenta este jovem sacerdote dehoniano, de 31 anos.

Ao longo da semana de Visita Pastoral, D. José Traquina encontrou “uma pequena comunidade cristã, bastante perseverante e empenhada”, descreve o padre David. “Em vários momentos, aludiu às comunidades cristãs primitivas que, sendo pequenas e frágeis, não se cansavam de se apresentarem como discípulos fiéis de Cristo. O facto de sermos uma comunidade de periferia não significa que somos menos Igreja. É muito natural que alguém que vem de fora se sinta bem acolhido e envolvido pela própria comunidade”, garante o pároco de São José do Bairro da Boavista.

fotos por www.facebook.com/paroquiabairroboavista
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES