Lisboa |
Garante o Cardeal-Patriarca
Eutanásia é “assunto muito perigoso”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa manifesta que há caminhos alternativos à eutanásia, cuja legalização considera ser “uma porta muito difícil de fechar”.

 

“É um debate que se vai fazendo. Há pessoas que, mediante doenças, isolamento ou por razões de outra ordem, se sentem pouco motivadas para viver, mas essas questões – que são questões reais – são respondidas com mais vida, com mais convivência, com mais companhia. No caso das doenças, há os cuidados paliativos e, sobretudo, em termos de convivência”, argumenta D. Manuel Clemente, à rádio Renascença, quando questionado sobre o manifesto que pediu um debate público sobre a eutanásia, numa iniciativa que junta um conjunto de individualidades da sociedade portuguesa. “Se nós abrimos uma porta à legalização da eutanásia, estamos a abrir uma porta muito difícil de fechar. Todos nós podemos, mais cedo ou mais tarde, sentir-nos muito inseguros se acabam por ser outros a decidir por nós ou se induzirmos a uma decisão que, no fundo, não seria a nossa se fossemos devidamente aconselhados. É um assunto muito perigoso”, frisa o Cardeal-Patriarca.

 

_______________


Médicos Católicos querem referendo

A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) discorda da legalização da morte assistida e defende que, caso se avance nesse sentido, é necessária a realização de um referendo. “Lamento que se tenha tomado esta iniciativa, mas uma vez que foi tomada, não me passa pela cabeça que numa questão destas não se ouça a opinião dos portugueses. Só o referendo é que poderá ser esclarecedor”, defendeu o presidente da AMCP, Carlos Rocha, em declarações à Renascença. Para este médico, o importante é apostar nos cuidados paliativos. “Sabemos que não são, neste momento, ainda, uma resposta suficiente, mas é neles que devemos apostar” quando o objetivo é diminuir o “sofrimento no fim da vida, particularmente nas doenças oncológicas e crónicas”, declarou o presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, a propósito do manifesto pela despenalização da eutanásia, apresentado no passado fim-de-semana.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES