Lisboa |
750 anos da criação da freguesia do Lumiar e da paróquia
“Acolher com gratidão o testemunho de fé dos antepassados”
<<
1/
>>
Imagem

No início das comemorações dos 750 anos da criação da freguesia do Lumiar e da paróquia, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes convidou a comunidade a fazer memória e a sentir-se agradecida pelo testemunho de fé.

 

“Ao evocar o passado, ao fazer memória, fazemos presente todos aqueles que ao longo de 750 anos fizeram parte desta comunidade e nos legaram o rico património que hoje temos. Acolhemos com gratidão o testemunho de fé dos antepassados, não só no património que nos legaram, mas no empenho na evangelização, no manter viva a comunidade cristã ao longo destes 750 anos. Procuremos ser dignos desta herança, dando-lhe continuidade e fazendo-a crescer com a nossa alegria crente, que brota da fé viva em Cristo ressuscitado”, frisou D. Joaquim Mendes, na homilia da celebração, no passado dia 2 de abril.

A paróquia de São João Batista do Lumiar foi criada e a igreja dedicada, em 1266, pelo então Bispo de Lisboa D. Mateus e, na época, compreendia o território que corresponde hoje às paróquias de Telheiras, Ameixoeira, Charneca e Nossa Senhora do Carmo do Alto do Lumiar. O Bispo Auxiliar sublinhou que a igreja “guarda uma relíquia de santa Brígida da Irlanda doada pelo rei D. Dinis, cujo culto teve grande importância”. “No contexto destas comemorações a relíquia foi recolada num lugar de relevo, para veneração dos fiéis. Damos graças a Deus pela herança e pelo testemunho de fé dos antepassados que construíram, conservaram, ampliaram e enriqueceram o património da igreja ao longo destes 750 anos”, salientou.

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES