Especiais |
Opinião pelo padre Rui Pedro Trigo Carvalho, diretor da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa
Hino à família
<<
1/
>>
Imagem

‘A alegria do amor’ é a Exortação apostólica pós-sinodal que recolhe os resultados de dois Sínodos sobre a família convocados pelo Papa Francisco. Trata-se de um verdadeiro hino à família que salienta a beleza do amor total, fiel e indissolúvel entre homem e mulher que se torna fecundo na geração dos filhos, na educação dos mesmos, na família alargada e na sociedade. Aborda também a problemática das famílias feridas, da atitude pastoral que Igreja é chamada a desenvolver no cuidado pelas mesmas. Este documento coloca a família no centro da vida da Igreja, abordando esta temática com um grande realismo, de uma forma simples e bela. Afasta-se, portanto, da estéril contraposição entre a ânsia de mudança e a aplicação pura e simples de normas abstratas que marcou muitos debates ao longo desta caminhada sinodal.

A Exortação ‘Amoris laetitia’ traz-nos um olhar atento sobre a realidade da família do nosso tempo, desafiando-nos a colocar a família como centro da ação pastoral da Igreja e da vida das nossas sociedades. Os contributos que este documento nos deixa em temas como o da preparação e acompanhamento do matrimónio, a espiritualidade familiar, a educação dos filhos, a misericórdia no discernimento pastoral das situações familiares difíceis, são de uma grande riqueza e, decerto, ajudarão a conduzir as famílias e a Igreja, entendida como família de famílias, à plenitude de amor e comunhão que Deus nos promete.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES