Lisboa |
Patriarcado de Lisboa refletiu Pastoral Urbana
O apelo a novos métodos pastorais, para os desafios do meio urbano
<<
1/
>>
Imagem
O Seminário de Pastoral Urbana, promovido pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), alertou para a necessidade de novos métodos pastorais na Igreja, para responder aos desafios do meio urbano.

 

O teólogo espanhol Joan Planellas, um dos oradores da iniciativa, salientou que apesar de grande parte da população mundial já estar hoje concentrada nas grandes cidades, a pastoral da Igreja Católica ainda não abandonou “uma perspetiva rural”, como que parou no tempo. “E este é um grande desafio para a pastoral da Igreja”, apontou à Agência Ecclesia o decano da Faculdade de Teologia de Barcelona, sublinhando que é preciso “ir mais além” do que a mera “territorialidade, das paróquias, das divisões administrativas, dos arciprestados”. “Temos hoje metrópoles, cidades dentro de cidades, contextos alargados de populações, aos quais a Igreja Católica tem de estar atenta. E depois tem de lidar também com o retrocesso na receção da mensagem de Jesus, por parte das pessoas”, acrescentou. Para este sacerdote, é essencial hoje “uma Igreja em saída, como tem apelado o Papa Francisco, uma Igreja que não espera mas que vai ao encontro das pessoas” e dos “seus problemas”.

A reflexão sobre a Pastoral Urbana, que decorreu de 1 a 3 de maio, na igreja do Coração de Jesus, em Lisboa, reuniu especialistas não só na área da Teologia ou das Ciências Sociais mas também do Urbanismo e da Engenharia. Destaque para a participação de nomes como a arquiteta Helena Roseta, da Câmara Municipal de Lisboa, da professora Ana Maria Oliveira, da Universidade Católica Portuguesa, e dos professores Fernando Nunes da Silva e Luís Valadares Tavares, ambos do Instituto Superior Técnico.

As conclusões saídas do debate vão ser compiladas num “documento programático” que será depois entregue ao Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. O diretor do IDFC, cónego António Janela, recordou à Agência Ecclesia que “o último grande documento” sobre a matéria remonta a 2005, data em que o então Cardeal-Patriarca D. José Policarpo dedicou uma carta pastoral ao tema ‘A Igreja na Cidade’. Uma “reflexão” que, ao longo dos anos, “não teve continuidade” e que é “oportuno” retomar, considerou o cónego Janela.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES