Lisboa |
100 anos da Catequese Paroquial de Benfica
“Revelar Cristo aos outros”
<<
1/
>>
Imagem

Na celebração dos 100 anos da Catequese Paroquial de Benfica, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. José Traquina lembrou que “revelar Cristo aos outros” é o primeiro grande objetivo da catequese.

 

Na igreja paroquial de Nossa Senhora do Amparo, perante as crianças, os adolescentes e os jovens da catequese, o prelado convidou à amizade com Jesus. “É uma condição evangélica: não é possível ser discípulo de Jesus sem ser seu amigo! Uma qualquer missão cristã na Igreja ou no mundo supõe esta espiritualidade de uma vida vivida na amizade de Jesus. É condição para todos cristãos que desejam viver a vida à luz da Fé”, recordou o Bispo Auxiliar do Patriarcado, antes de sublinhar que “o primeiro grande objetivo da catequese” é “revelar Cristo aos outros”. “Promover o encontro com Cristo e aprender a viver na amizade de Jesus é fundamental para iniciar um caminho de vida cristã”, referiu.

Na tarde do passado dia 30 de abril, D. José Traquina, que foi pároco de Benfica entre 2007 e 2014, antes de ser nomeado Bispo pelo Papa Francisco, lembrou ainda que “as sessões de catequese não são aulas para fazer entender, são encontros onde pouco a pouco o coração se vai abrindo a uma verdade: Jesus é nosso amigo”. “Desde início, é esta verdade da fé que vai crescendo pela escuta da Palavra, pela experiência da oração, pelo testemunho do catequista e pela adesão do coração e da inteligência. A certa altura, na caminhada que vai fazendo, uma criança consegue testemunhar essa amizade pelo dinamismo da fé que já vive no seu dia-a-dia. É isto que se deseja e se espera”, apontou D. José Traquina, na paróquia de Benfica. “A catequese, como ato evangelizador, é um ‘eco’ da experiência da fé de uma comunidade cristã e de um cristão catequista que se dispõe a acompanhar as crianças, adolescentes, jovens. A catequese está ao serviço da Revelação e Evangelização em cooperação com as famílias”, manifestou ainda o Bispo Auxiliar de Lisboa.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES