Lisboa |
3.º Encontro Nacional de Leigos
Experiências na Amazónia, Bagdad e Nova Iorque para combater a indiferença
<<
1/
>>
Imagem
A Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos promoveu, no dia 7 de maio, em Évora, o seu 3.º Encontro onde foram apresentadas experiências de transformação das sociedades na Amazónia, Bagdad e Nova Iorque, como exemplo de combate à indiferença.

 

A iraquiana Pascale Warda, católica ativista pelos direitos humanos, defendeu que a ONU deve reconhecer como “genocídio” a perseguição contra minorias religiosas que o autoproclamado ‘Estado Islâmico’, Daesh, tem levado a cabo. O cineasta e fotógrafo norte-americano Joseph Campo apresentou a sua experiência junto dos mais pobres em Nova Iorque (EUA), referindo que aí a pobreza em “não significa necessariamente ter fome”, antes falta de “contacto humano”. Luís Ventura Fernández, voluntário na Amazónia durante nove anos, alertou para a necessidade de uma “profunda conversão ecológica”, que não olhe a terra como um “armazém” e testemunhou a “harmonia” dos povos indígenas na relação com os outros, com a natureza e com Deus.

Para a presidente da Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos (CNAL), Alexandra Viana Lopes, as três experiências são “relatos de profunda humanidade, de quem vive a vida até ao fim, em contextos culturais e sociais distintos, e de uma grande proximidade com Deus”. À Agência Ecclesia, esta responsável considerou que “não é possível ficar indiferente” perante as situações apresentadas e que “vale a pena arriscar a vida”. “Há uma felicidade que se encontra aí, mais do que noutras pequenas felicidades imediatas e não profundas”, referiu a presidente da CNAL, acrescentando que o 3.º Encontro Nacional de Leigos, que teve como lema ‘Nada nos é indiferente entre a Terra e o Céu’, é um “ponto de partida” para o quotidiano, a partir de uma jornada que permitiu “contemplar o essencial”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES