Lisboa |
Grupo de oração ‘Na Tua Luz’, da paróquia de Cristo Rei de Algés-Miraflores
Luz para o drama da separação
<<
1/
>>
Imagem

Refazer a vida, centrada na oração, nos sacramentos e na comunidade. O grupo de oração ‘Na Tua Luz’, que nasceu na paróquia de Cristo Rei de Algés, em Oeiras, é vocacionado para mulheres que, após a separação, não voltaram a casar e pretende oferecer um tempo de “reconciliação, pacificação e cura”.

 

“Foi um processo complicado e, mesmo após uma segunda tentativa para recuperar o casamento, as coisas não correram bem”. Para Adélia Matos, o divórcio, que aconteceu em 2004, foi um momento de um “grande dilema”, com perguntas como: “‘Separo-me? Não me separo? É um sacramento, prometi para a vida toda...’. A estas interrogações, vou tentando procurar uma resposta”, garante Adélia, que foi encontrar no grupo “uma paz interior, a possibilidade de caminhar mais na fé, criar novas amizades, estar mais ao serviço da Igreja, na catequese e nos escuteiros”.

Foi numa peregrinação a pé, a Fátima, que o grupo começou a ganhar forma. Em 2013, por iniciativa do pároco de Algés, cónego Daniel Batalha Henriques, foi lançada a ideia de criar um grupo de oração, dedicado em especial a mulheres separadas. “Éramos cerca de cinco, entre catequistas e leitoras. Com o auxílio de Nossa Senhora, esta ideia foi amadurecendo durante cerca de dois anos, até que nos juntámos, em 2015, para pensar no que podíamos fazer. E assim começou”, recorda Adélia Matos, ao Jornal VOZ DA VERDADE. 

 

Manter o sacramento

Seguindo as orientações do pároco, o grupo de oração ‘Na Tua Luz’ reúne todas as semanas, à sexta-feira, pelas 19h30, no Centro Pastoral de Miraflores, na Vigararia de Oeiras. “Reunimos semanalmente, na capela. Vem quem pode, quando pode. Existe um guião orientador da oração mas não é limitativo”, indica Adélia. Para esta leiga, a participação no grupo de oração tem permitido descobrir que, apesar das histórias diferentes que se partilham, existe um ponto de união: “Em comum, temos o facto de estarmos separadas e termos optado por esta situação de não procurar ninguém, mantendo o sacramento do matrimónio, dedicando-nos à oração e entrega a Deus, como opção de vida”.

O primeiro retiro do grupo de oração, em janeiro deste ano, foi também o momento para integrar outras mulheres. “Nesse primeiro retiro participaram mais dez senhoras, a quem lançámos o convite para fazerem parte do nosso grupo. Sabemos, porém, que há muitas pessoas a precisarem deste encontro, pelo que precisamos de agregar essas pessoas necessitadas. Por isso, já estamos a preparar um segundo retiro”, revela Adélia Matos, que pretende dar a conhecer o grupo, passando a mensagem a outras paróquias.

 

Chegar a mais

Atualmente, o grupo de oração ‘Na Tua Luz’ congrega mais de 15 mulheres que têm em comum a opção por não voltarem a casar, mantendo a vida sacramental. Madalena juntou-se ao grupo após a participação no retiro. “Gosto de participar porque me ajuda a interiorizar muita coisa e é mais fácil rezar em grupo do que quando estamos sozinhas”, destaca.

Zézinha, encarregue de preparar o próximo retiro do grupo, garante que “juntas é mais fácil enfrentar as barreiras que se vão colocando” na vida. Para o próximo retiro, “o objetivo é proporcionar a outras pessoas aquilo que nós tivemos a sorte de ter em primeiro lugar e fazer crescer o grupo”, aponta Zézinha, que se sente acolhida “de uma forma extremosa” pela Igreja. “Nunca me senti sozinha porque tenho fé e, mesmo nos momentos menos bons, essa fé ajudou-me a encontrar Luz para o meu caminho”, sublinha.

Para Isabel da Fonseca, a tranquilidade é um dos maiores frutos deste grupo de oração. “É uma oportunidade para agradecer a Nossa Senhora as forças que nos dá. Uma das formas de não estarmos sós é rezarmos juntas, nestes encontros de oração. Sinto-me acolhida pela Igreja, a começar pelo pároco, cónego Daniel Batalha, que tem sido o meu GPS”, conta Isabel, que intenta a presença de mais grupos de oração semelhantes noutras paróquias. “Tudo o que é bom devemos partilhar e a Igreja é uma família. O bom que aqui acontece devemos levar para outras paróquias. Quantas pessoas estão sozinhas e não têm com quem partilhar a dor?”, questiona.

 

Integradas

O cónego Daniel Batalha Henriques explica, ao Jornal VOZ DA VERDADE, a constatação que, fruto da sua reflexão, esteve na criação deste grupo de oração. “Nesta, como em diversas paróquias, há muitas pessoas separadas, divorciadas mas muito integradas na comunidade. São pessoas que nunca voltaram a casar, por opção, assumindo a sua separação mas também o seu casamento. No fundo, sendo fiéis a um casamento que não resultou e, por isso, não tendo feito uma escolha de voltar a casar, também pelo desejo de viver na graça de Deus. Na paróquia, há várias pessoas assim. Creio que sempre se sentiram acolhidas e estão muito bem integradas pastoralmente”, explica.

Este sacerdote revela que a “inquietação” para criar algo que desse uma resposta aos que vivem separados nasceu à medida que se ia apercebendo do “drama das pessoas separadas e divorciadas”. “Essas pessoas, muitas vezes, não são ajudadas a manter uma situação onde vivam com a possibilidade de comungar e, portanto, são empurradas para o ‘refazer a vida’”, refere o cónego Daniel, lembrando que a máxima do grupo é “ser feliz e refazer a vida pelo caminho de Cristo”. “No fundo, este grupo não se destina apenas a pessoas que não voltaram a casar mas a todas que refizeram a sua vida, a partir de uma centralidade que é a vida de oração, vida em comunidade, sacramental”, aponta.

 

Comunidade

‘Senhor padre, parece que estão à espera que nós arranjemos alguém para depois cuidar da pastoral dos divorciados, recasados’. Esta observação, feita por uma senhora, deixou o cónego Daniel a pensar na necessidade de uma resposta que, mais tarde, foi dada pela criação do grupo de oração ‘Na Tua Luz’. “Fui-me apercebendo o que acontece após uma separação. A pessoa, até recomeçar a constituir família, tem muitas vezes uma grande solidão, um grande desamparo de muita gente a dizer: ‘Tens que arranjar alguém, porque depois vais ficar velha e ninguém te quer...’”, lembra o sacerdote, referindo que essas pessoas “precisam de uma comunidade, solidariedade, mesmo com ajuda material, de uma vida espiritual muito forte, em especial da graça dos sacramentos”.

 

Caminhos diferentes

No grupo de oração ‘Na Tua Luz’ estão mulheres que procuram levar uma vida diferente, que não passa, atualmente, pelo matrimónio, mas que é vivida na comunhão da Igreja e no serviço. “Pelo que me tenho apercebido, as pessoas têm histórias muito diferentes. Este grupo é vocacionado para pessoas que não voltaram a casar... mas algumas até o poderiam fazer, como por exemplo, uma senhora que entretanto ficou viúva e outras casadas apenas pelo civil. Para essas pessoas, pretende-se proporcionar um caminho de vida cristã que passe por um caminho de vida espiritual. Não são grupos de debate de ideias ou de entreajuda. São grupos de vida espiritual, muito centrados na Palavra de Deus e na Eucaristia”, explica o cónego Daniel Batalha Henriques.

Apesar de todas terem em comum o “drama de uma separação”, não existem caminhos iguais. “Há pessoas para quem este caminho passará pela reconciliação porque a separação foi precipitada e com uma pacificação pode passar por um regresso ao seu matrimónio. Noutros casos, poderá passar pelo perdão, procurando a paz ou pela cura das feridas. É um tempo de reconciliação, de pacificação e de cura”, resume o sacerdote.

Para o futuro, o cónego Daniel pretende que esta ideia que nasceu na paróquia de Algés “possa ser uma resposta possível para as paróquias, porque a maior parte tem pessoas nestas situações”. “Muitas vezes me pergunto se nós, padres, não somos culpados de as pessoas ficarem num estado de pecado, precisamente pela falta de acompanhamento... e há dramas terríveis. São dramas de vida e por um caminho de conversão, arrependimento, ao encontrarem conforto e força em Deus, as pessoas vão-se pacificando”, assegura.

 

_______________


Grupo de oração ‘Na Tua Luz’

O grupo de oração ‘Na Tua Luz’ reúne semanalmente, à sexta-feira, pelas 19h30, no Centro Pastoral da Igreja da Santíssima Trindade, em Miraflores.

Informações: 214116767 ou natualuz.grupooracao@gmail.com

texto e fotos por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES