Lisboa |
Bênção de Finalistas Universitários 2016
“Sois a bênção de Deus para o mundo”
<<
1/
>>
Imagem
Video

O Cardeal-Patriarca de Lisboa assegurou aos estudantes universitários finalistas que Deus conta com eles para a realização da sua obra, que “é a salvação de todos”. Na tradicional Bênção de Finalistas Universitários, que decorreu no passado sábado, 21 de maio, na Alameda da Universidade, em Lisboa, estiveram presentes cerca de 40 mil pessoas, entre finalistas, professores, familiares e amigos.

 

Foi “um dia de alegria” aquele que Francisco, finalista de Ciências Farmacêuticas, testemunhou ao microfone do palco da celebração, na Alameda da Universidade. Para este estudante, que representou todos os finalistas presentes, a alegria que marca “o terminar de uma das etapas mais importantes” das suas vidas, aponta para a convicção de que o futuro passará pela entrega aos outros. “Temos a certeza de que tudo isto nos foi dado por Deus e, como que aquilo que recebemos de graça, devemos dar de graça, temos a plena consciência de que não aprendemos apenas para a nossa própria satisfação”, garantiu Francisco, explicando depois o lema da celebração: ‘Partilhar o saber, servir com Misericórdia’. “Temos a plena consciência de que tudo o que recebemos ao longo destes anos, apenas faz sentido se for para ser partilhado com aqueles que precisam de nós”, afirmou o jovem estudante finalista.

Anualmente, esta bênção congrega milhares de estudantes, acompanhados dos seus familiares e amigos, numa celebração que marca uma etapa importante da formação dos jovens. Na manhã do passado sábado, 21 de maio, a Alameda da Universidade, em Lisboa, recebeu mais de quatro mil estudantes finalistas, provenientes de 46 escolas de ensino superior que estão presentes na Diocese de Lisboa. Os números revelados pelo CeUC – Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa, que organizou a Bênção de Finalistas, apontam para a presença de mais de 40 mil pessoas naquela manhã.

 

Assimilar com o coração

Aos estudantes, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, sublinhou a passagem do Evangelho de Lucas, escutada na celebração: ‘a boca fala do que transborda do coração’, desejando que também, através do coração dos finalistas possa partir todo o ensinamento apreendido. “Assim falará a vossa boca, e assim falarão as vossas vidas, daquilo que ao longo do vosso percurso universitário fostes guardando dos ensinamentos, das técnicas e dos saberes, mas guardando no coração. Quando a Sagrada Escritura fala em coração, não fala apenas em termos afetivos – como é corrente – mas naquilo que nós guardamos mais profundamente, naquilo que nós assimilamos realmente. Isso passou, com certeza, por aquilo que os vossos professores vos ensinaram, por tudo o que as vossas escolas vos proporcionaram mas passou, em termos pessoais, de quem o transmitiu e de quem recebeu esse ensinamento”, salientou o Cardeal-Patriarca, na Alameda da Universidade, na 34ª edição da Bênção de Finalistas de Lisboa.

 

Salvação de todos

Na homilia da celebração, D. Manuel Clemente convidou os jovens finalistas a serem, eles próprios, a “bênção de Deus” para os outros. “Na primeira leitura desta celebração, São Paulo dizia que ‘é Deus que realiza tudo em todos’... Vós vindes pedir a bênção de Deus; pois bem, vós agora sereis a bênção de Deus para a sociedade que servirdes, onde a vossa vida vos levar e em tudo o que construirdes. Porque, com esta bênção, será o próprio Deus em cada um de vós a realizar a sua obra. E qual é a obra de Deus? É a salvação de todos! É que todas as suas criaturas, a começar pelos seres humanos, sejam aquilo que Ele não deixa de sonhar. Sejam gente feliz, que viva em espaços de verdade, em espaços de justiça, em espaços de liberdade autêntica”, explicou o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

Ao findar a homilia, D. Manuel Clemente resumiu as mensagens escutadas nas leituras da celebração como ‘Guia de Caminho’ para os estudantes que se preparam agora para uma vida profissional. “Em primeiro lugar, falareis do que realmente assimilastes, aquilo que guardais não apenas na vossa cabeça, no conhecimento, mas no vosso coração como aplicação humanista e humanizadora das vossas existências. Depois, guardai também, todos os dias, esta consciência de que vós sois a bênção de Deus para o mundo e para esta sociedade e para outras sociedades em que vos aplicardes. Na verdade, é Deus que realiza tudo em todos e tem tanta coisa para realizar através da vossa aplicação e da vossa dedicação profissional...”, assegurou o Cardeal-Patriarca.

 

______________________

 

Opinião

Padre Nuno Amador,

Assistente do CeUC - Pastoral Universitária de Lisboa

 

Tempo de ‘Bênção’

Quase a chegar ao final de mais um ano académico, já se cheira no ar o tempo de Verão! A Primavera já leva dois meses e a época de exames ameaça chegar. É um verdadeiro alívio para os que ‘limparam’ tudo (e bem!) na avaliação contínua e terminam agora os últimos testes e frequências. É aflição continuada para os que ainda terão pela frente mais um mês, ou mês e meio, de trabalho antes de umas (merecidas!) férias…

Para alguns, finalistas, este é também o limiar de uma nova etapa onde se abrem novos horizontes de vida. É um tempo para agradecer o que se viveu: a possibilidade de apender, aqueles com quem se aprendeu, aqueles que possibilitaram o caminho (sobretudo as famílias) e aqueles com quem ele foi feito. Mas é também entrega do futuro, aberto e incerto, nas mãos de Deus. É compromisso e consagração das energias, da inteligência, da vontade, da profissão que se escolheu abraçar e onde se espera, agora, encontrar trabalho. 

Neste tempo e neste contexto decorreu a 34ª Bênção de Finalistas no Patriarcado de Lisboa. Cerca de quatro mil universitários pediram e receberam a Bênção de Deus, escutaram e fizeram festa, agradeceram e comprometeram-se a ser agora, também eles, bênção para o mundo!

No último sábado foi dia de Bênção. Mas se virmos bem… todos os dias o são!

Queixamo-nos muitas vezes que vivemos um tempo paradoxal e difícil, inconstante e incerto, ‘entre terrorismos’. Mas é certo que a crise também nos faz evoluir e traz à superfície o melhor de nós, tantas vezes escondido pelos medos ou apenas à espreita de uma oportunidade favorável para crescer…

No mundo universitário os tempos não são fáceis (se é que houve tempos fáceis!), há resistências e dificuldades, mas são tempos carregados de bênção e oportunidade.

A Missão País, que teve início há já mais de uma década, veio inspirar renovação e desejo de levar para o quotidiano aquilo que uma semana intensa de missão faz nascer nos corações. No seu seguimento têm surgido muitos núcleos de estudantes católicos que, nas diversas faculdades, procuram ser presença de Cristo, reanimando a identidade cristã dentro das universidades. Celebração da Missa, tempos de oração, conferências e debates, grupos de partilha, retiros, peregrinações, aprofundamento da fé, ação social, semanas de núcleo, exposições… mas acima de tudo e para além das muitas atividades, são encontro com Cristo e a certeza de muitos jovens animados pela caridade, com fé, com esperança, a crescer…

Há também desafios… caminharmos mais em conjunto e na unidade, maior envolvimento dos professores, atenção à continuidade, comunicação e visibilidade, coerência, diálogo com todos para não ficarmos fechados só em nós… mas há sobretudo a consciência do Tesouro que se transporta, a alegria de um caminho em comunhão e a experiência de quem, tocado pelo amor de Cristo, precisa de falar dele a toda a gente…

No sábado passado foi, para os finalistas, dia de Bênção! Mas estes dias que vivemos são, para todos, tempo de Bênção.

 

______________________ 

 

Vídeo e fotos da bênção

Veja ou reveja os principais momentos da Bênção dos Finalistas Universitários, que decorreu no passado sábado, 21 de maio, na Alameda da Universidade, em Lisboa.

Vídeo: https://youtu.be/-3axv1VkcJo

Fotos: https://flic.kr/s/aHskAVmzbZ

texto por Filipe Teixeira, fotos por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES