Lisboa |
Paróquia de Ribamar
Sínodo Diocesano levou à prática da caridade
<<
1/
>>
Imagem

A paróquia de Ribamar, na Lourinhã, considera que a caminhada sinodal levou a comunidade cristã a “a atuar em situações imediatas e práticas de caridade”.

 

Numa reunião de balanço dos três anos rumo ao Sínodo Diocesano 2016, que decorreu no passado dia 25 de junho, no salão paroquial, com elementos dos cinco grupos sinodais de Ribamar, os leigos deram exemplos concretos dos ensaios realizados na comunidade: “Situação de uma família muçulmana em crise de desemprego e doença; convívio de natal convidando os mais excluídos/marginalizados; apoio a criança com dificuldades de aprendizagem e afastamento do seio familiar; cabaz de natal para família carenciada; convite mensal a todos os batizados desde 1996 a 2004 para celebrar no último Domingo de cada mês o aniversário do Batismo; convites porta a porta para os encontros do Sínodo; a Loja Social continua em ação com voluntárias de uma forma atenta e generosa, tornando-se também um espaço de conforto emocional/escuta de quem dela se socorre”.

Segundo um documento sobre a reunião, a caminhada sinodal desta paróquia da Vigararia da Lourinhã permitiu “descobrir como é grande a fome e sede de Deus”, “familiarizou os cristãos com os documentos da Igreja” e “enriqueceu o conhecimento do Pastor da Igreja”.

Destes três anos de reflexão tendo em vista o Sínodo Diocesano de Lisboa, ficou o desejo de “continuar os encontros temáticos de leigos”, bem como de “trazer à comunidade testemunhos externos de caracter cultural e religioso” e ter uma “catequese mais longa, de uma hora, em diferentes espaços e diferentes dinâmicas”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES