Lisboa |
Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique
Cardeal de Boston condecorado pelo Presidente da República
<<
1/
>>
Imagem

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o cardeal norte-americano Seán O´Malley com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.

 

Na passada terça-feira, 28 de junho, na Universidade Católica, em Lisboa, o cardeal norte-americano foi condecorado, segundo Marcelo, por “serviços que Portugal reconhece e agradece” no apoio à comunidade portuguesa nos Estados Unidos da América, bem como no apoio da Diocese de Boston à Universidade Católica Portuguesa.

Na conferência que antecedeu a condecoração, o cardeal O´Malley elogiou o “intenso zelo missionário” do Papa Francisco, bem como o “grande amor pela comunidade” e uma “vida disciplinada que não desperdiça nada, muito menos o tempo”. “Temos um Papa que baralha categorias e parece ter fundido o jesuíta e o franciscano num só”, referiu o cardeal, na conferência intitulada ‘A missão do Papa Francisco e os desafios da Igreja no presente’.

Dando como exemplo o tema do aborto, D. Seán O’Malley, que também integra o Conselho de nove Cardeais, escolhidos pelo Papa para o apoiarem na reforma do governo da Igreja Católica, referiu que a novidade do Pontificado de Francisco passa por mais misericórdia e menos moralismo. “Algumas pessoas pensam que o Santo Padre deveria falar mais sobre o aborto. Tenho para mim que ele fala do amor e misericórdia para dar a todos o contexto dos ensinamentos da Igreja sobre o aborto. Somos contra o aborto não por sermos maus, mesquinhos ou antiquados, mas porque amamos as pessoas. É isso que temos que mostrar ao mundo”, afirmou.

texto por Filipe Teixeira; fotos por João Cláudio Fernandes
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES