Lisboa |
Eucaristia com o Curso de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa
“A vossa missão é nobre, grande”
<<
1/
>>
Imagem

O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes lembrou aos novos enfermeiros que “não há nada de maior, de mais valioso e de mais importante no mundo do que a vida”. Na celebração na Sé Patriarcal, os recém-licenciados fizeram ainda o Juramento Nightingale.

 

“Creio que não é fácil lidar profissional e responsavelmente com vidas fragilizadas, com a dor, o sofrimento e a morte. Vidas confiadas às vossas mãos, por vezes, dependentes de vós. A vossa missão é nobre, grande, porque não há nada de maior, de mais valioso e de mais importante no mundo do que a vida, em todas as suas fases, desde o nascimento até à morte. A vida não é, como muitos defendem, um objeto que se possa dispor arbitrariamente. A vida é dom de Deus e uma missão a cumprir (cf. Nota Pastoral CEP sobre Eutanásia, n.4), e “a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre” (Bento XVI, ib. n.9). Sede aliados de Deus na promoção e na defesa da vida! Contai com a sua força e a sua graça para o fazer”, manifestou o prelado, nesta celebração de compromisso, na manhã do passado dia 9 de julho.

Os alunos do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa foram ainda desafios por D. Joaquim Mendes ao testemunho: “Nós, os cristãos, somos portadores de uma mensagem – a mensagem de Jesus – que, às vezes, choca com os interesses, as ideologias, e o pensar comum, muitas vezes, influenciado e pressionado por minorias agressivas, agnósticas e ateias. Não tenhamos medo de ir contra a corrente e de sofrer as consequências de sermos coerentes, autênticos, verdadeiros, de sermos fiéis à nossa missão que nos foi confiada, ao compromisso que assumimos, aos valores do Evangelho, pelos quais Cristo lutou e entregou a sua vida. Não nos cansemos, nem desistamos, mas empenhemo-nos no testemunho de Cristo anunciando em plena luz o Evangelho da vida, a boa notícia da salvação que Deus, em Jesus Cristo nos oferece e que, de nós, deve chegar a todos”.

Nesta celebração, os novos enfermeiros fizeram também o tradicional Juramento Nightingale, onde se comprometem “solenemente, perante Deus e em presença desta comunidade, viver com dignidade e exercer dedicadamente” a profissão.

fotos por icscatolica
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES