Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
A missão continua...
<<
1/
>>
Imagem

Após o habitual tempo de férias que marca o nosso mês de agosto, regressamos para continuar esta missão de contar a vida da Diocese de Lisboa, em particular, e da Igreja, no geral. Animados por este Espírito que nos impele, também a nós, de concretizar este “sonho missionário de chegar a todos”, desejamos partilhar a alegria da fé vivida em cada lugar, comunidade, grupo ou individuo, pelas histórias que contamos, testemunhamos ou vivemos. Temos procurado ser a Igreja de Lisboa em papel, mas precisamos mais daqueles a quem nos destinamos. Isto é, precisamos da divulgação que pode fazer deste jornal na comunidade paroquial, nas famílias, nos estabelecimentos comerciais, nos lugares de trabalho ou até nas ruas por onde passa. O Jornal VOZ DA VERDADE não é apenas um meio de comunicação social, é um instrumento de pastoral para levar mais longe o Evangelho feito vida, na vida de cada um. É um olhar diferente a realidade! E hoje ele pode entrar até pela porta que a rede cibernética nos abre, com acesso, também, pelo ‘smartphone’ que trazemos no bolso. Pode ser esta, também, e desculpai a ousadia, uma forma de nos comprometermos e responsabilizarmo-nos mais como cristãos, assumindo a identidade do que somos.

Na Carta de início de ano pastoral que o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, dirige à Diocese de Lisboa, o nosso Pastor assinala que “a nova evangelização significa redescobrir e partilhar o modo cristão de ser, como possibilidade concreta de vida em abundância” e, reforça ainda, “significa iniciação cristã autêntica e vida em Cristo sempre, pessoal, familiar e comunitariamente levada”. Por isso mesmo, neste nosso jornal desejamos ir procurando mostrar isto mesmo: os diferentes modos de ser cristão e de viver o Evangelho interpelando, assim, para uma redescoberta da vida em Cristo.

Segundo D. Manuel Clemente, este novo ano pastoral, que agora começa, terá como grandes marcas a celebração dos 300 anos da qualificação patriarcal de Lisboa, onde se insere o Sínodo Diocesano, a realizar entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, e o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, que envolve toda a Igreja em Portugal e nos faz esperar a presença do Papa Francisco. Estes e outros acontecimentos vão marcar presença neste jornal, com o cuidado e profissionalismo jornalístico que é para nós mais que obrigação, uma missão.

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES