Lisboa |
Igreja Solidária
‘Amigo’ de quem precisa
<<
1/
>>
Imagem

O projeto social do Patriarcado de apoio às famílias e pessoas mais necessitadas da Diocese de Lisboa, Igreja Solidária, já distribuiu, no total, desde 2009 até hoje, em ajudas efetivas, cerca de 600 mil euros.

 

Criado em 2008, o Projeto Igreja Solidária é uma iniciativa pioneira e inovadora do Departamento Sócio Caritativo do Patriarcado de Lisboa. Nasce para apoiar a intervenção dos Grupos e Centros Paroquiais de Ação Social da Diocese de Lisboa, confrontada com novos e agravados dramas sociais, despoletados pela crise económico-financeira.

Dada a escassez de recursos, nomeadamente a falta de dinheiro na gestão de antigas e novas problemáticas, o projeto desejou ser fundamentalmente um fundo ao qual Instituições, Centros, Grupos Paroquiais de Ação Social da Diocese de Lisboa pudessem recorrer no apoio a pessoas e famílias com enormes dificuldades socioeconómicas.

Os pedidos são ainda hoje enviados para a Caritas Diocesana de Lisboa e é o Gabinete de Ação Social (GAS) deste organismo oficial da Igreja a quem cabe fazer a sua análise, enquanto Secretariado Técnico. É depois o Grupo Coordenador da Igreja Solidária a decidir os apoios com base na análise feita.

O fundo tem estado disponível desde 2009. Ao longo dos anos, particulares, empresas e outras entidades têm generosamente contribuído para que a ninguém falte, no imediato, o necessário. Mas nos últimos três anos tem sido fundamentalmente o Projeto Amigo a “força social” que tem garantido ao fundo a capacidade de ajudar um maior e crescente número de pessoas na Diocese de Lisboa. Em parceria com a Cáritas Diocesana de Lisboa, o Projeto Amigo faz a recolha e triagem de roupa e de outros materiais doados à Cáritas.

A Cooperativa Esperança, nascida do Projeto Amigo, é quem tem a seu cargo toda a logística inerente a esta atividade. Através da Loja Solidária da Cáritas de Lisboa, parte desta roupa é dada gratuitamente a utentes de organizações que a solicitem, entre elas estabelecimentos prisionais e hospitais, outra, o excedente, é vendido e reciclado. E é precisamente o que resulta desta comercialização o que alimenta o fundo da Igreja Solidária.

Importa também referir que, no final de cada ano de atividade, o Projeto também decide e disponibiliza uma verba global para distribuição pelas entidades parceiras (sobretudo paróquias da diocese) que tenham conseguido entregar maior volume de roupa. Este reconhecimento em dinheiro, que na relação com autarquias e juntas de freguesia pode ter a forma de contrapartida, é sempre conferido para fins sociais, mantendo-se assim fiel aos propósitos e missão da Igreja Solidária.                   

Desde 2009, a Igreja Solidária já apoiou mais de 550 famílias. O pagamento de rendas de casa, de serviços de abastecimento básico, de próteses (oculares, dentárias) e de medicação, entre tantos outros, têm sido os apoios mais significativos. Em 2009, aquando do terramoto no Açores, o Projeto doou à Cáritas de Terceira 10 mil euros e disponibilizou, em 2010, 40 179 euros para a “Ajuda ao Haiti”, vítima também de um sismo devastador. No total, desde 2009 até hoje, a Igreja Solidária já distribuiu, em ajudas efetivas, cerca de 600 mil euros.

texto por Cáritas Diocesana de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES