Lisboa |
Congresso Cidadania e Religião
“Um exemplo de tolerância”
<<
1/
>>
Imagem

“Somos um povo que sempre se misturou e essa é uma das riquezas de Portugal”, afirmou a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, no encerramento do Congresso Cidadania e Religião, onde fez questão de elogiar Portugal como “um exemplo de tolerância, de interculturalidade e interreligiosidade”.

Neste congresso ‘Cidadania e Religião – Diálogo Inter-Religioso’, que decorreu nos dias 21 e 22 de setembro, no Teatro Armando Cortez, foi pedido ao Patriarcado de Lisboa um comentário sobre a experiência e sensibilidade da Igreja Católica em Portugal relativamente ao “papel da educação na promoção da tolerância religiosa”. O professor Joaquim Completo referiu que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) assume esta problemática no seu programa. Explicou que no âmbito do domínio “religião e experiência religiosa”, estão definidas algumas metas que visam a compreensão do fenómeno religioso e a experiência religiosa; a construção de uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história; a identificação do núcleo central das várias tradições religiosas e a promoção do diálogo inter-religioso como suporte para a construção da paz e a colaboração entre os povos. Este docente lamentou que em muitas escolas as condições proporcionadas para o funcionamento da EMRC sejam deficitárias e mesmo desencorajadoras. Joaquim Completo considerou ainda que esta disciplina, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa, cumpre uma importantíssima tarefa educativa, contribuindo para o conhecimento das diversas culturas e sensibilidades, que é caminho para uma salutar convivência social.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES