Lisboa |
Jornadas Nacionais de Comunicação Social
“Procurar um lugar para Deus nos media”
<<
1/
>>
Imagem
Presente nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social, o porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola, padre José María Gil Tamayo, defendeu a necessidade de “procurar um lugar para Deus nos media”.

 

Em Fátima, o sacerdote espanhol lembrou que “o mundo da comunicação é “um cenário da evangelização”. “Também temos de abrir um lugar para os media na Igreja”, acrescentou o padre José María Gil Tamayo, assinalando que, num contexto de “uma comunicação secularizada”, tem faltado à Igreja Católica uma “pastoral orgânica”, para que “toda a pastoral seja mais comunicativa”.

No encerramento das Jornadas, no passado dia 23 de setembro, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais considerou que a Igreja Católica tem de promover uma relação “serena” e “amiga” com os profissionais da comunicação. Na sua intervenção, D. Pio Alves destacou como uma “nota fundamental” dos trabalhos as chamadas de atenção para a importância da “relação serena, amiga, com as pessoas que trabalham no mundo da comunicação, estejam elas onde estiverem”. O Bispo Auxiliar do Porto defendeu ainda uma “especial atenção” e “especial cuidado” pelo “aprofundamento” do que é a “especificidade” da comunicação eclesial e desafiou os presentes a “construir uma boa comunicação”, sem refugiar-se nas “dificuldades que existem”.

Organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, as Jornadas Nacionais de Comunicação Social tiveram como tema ‘Pensar a Comunicação da Igreja em Portugal’ e reuniram cerca de uma centena de profissionais do sector e responsáveis das várias dioceses portuguesas.

foto por Agência Ecclesia

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES