Lisboa |
De Peniche a Fátima
A Peregrinação da Família
<<
1/
>>
Imagem

“Quatro pés, dois corações, um objetivo”. Assim teve início a Peregrinação da Família. 

Num gesto espontâneo de pegar na mochila e porem-se ao caminho de coração aberto e receptivo a tudo o que Deus lhes poderia dar, caminharam até Maria. Uma família com uma ligação muito forte e maravilhosa com esta Mãe que está sempre presente em suas vidas, sente que tem uma missão... evangelizar. Dando o seu testemunho de fé de forma genuína, o grupo cresceu de ano para ano. Amigos quiseram fazer parte desta “aventura” que é amar a Deus, por intercessão de sua Mãe, Maria. Assim, ano após ano, muitos se foram juntando a esta família.

Nos dias 24 e 25 de setembro realizou-se a IV Peregrinação da Família. Caminharam até Fátima 41 peregrinos e nove membros da equipa de apoio, com um único objetivo: chegar aos pés de Nossa Senhora. Ao longo desta peregrinação foram partilhados muitos momentos: recitação do terço, eucaristia, leitura do Evangelho, frases, símbolos, silêncio, de forma a ajudar os peregrinos a viverem intensamente a caminhada, deixando as coisas que nos prendem e nos toldam o discernimento no dia-a-dia. Uma caminhada focada em Deus e no outro, no sentido de interajuda, deixando o egocentrismo e ir ao encontro do outro que caminha ao lado, com um sorriso, uma palavra de conforto, um abraço ou simplesmente caminhando a seu lado. Passo a passo vivido com intensidade, fé e devoção. Momentos marcantes ficam para sempre guardados, Nosso Senhor faz as coisas bem feitas e com o testemunho vivo deste casal, nesta peregrinação surgiram dois pedidos de casamento e um pedido de batismo.

A entrada no Santuário, com todos os sentimentos, emoções à flor da pele e de forma emotiva revela-se o mais puro e o mais verdadeiro de cada um. Aos pés de Nossa Senhora, momento muito desejado, faz com que todas as dúvidas e todos os sinais sejam revelados de uma forma clara e com a certeza do amor infinito de Deus por nós. Amor esse que faz com que esta peregrinação não acabe aqui, mas sim, seja levada para todas as famílias e para todos aqueles que se cruzam na vida destes peregrinos.

O testemunho e o exemplo da Ana Marta Baptista e do Eduardo Baptista tem mexido e continua a mexer com muitos corações que procuram respostas a perguntas que só Deus as pode dar. “A família não é só uma questão de sangue, mas também de coração”. Este casal acolhe cada um dos peregrinos como se fossem da família, e de facto a família é um projeto de Deus.

 

testemunho de Catarina Fonseca
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES