Vocações |
Novas vocações
Os jovens (não) estão interessados!
<<
1/
>>
Imagem

Quando falamos de novas vocações, é costume ouvir-se dizer que há uma crise, que não há novas vocações, que os jovens não estão interessados em opções de vida consagrada, porque têm outros sonhos e objectivos, porque hoje os seus interesses são outros… Será mesmo assim?

 

- No último verão, uma jovem adulta da paróquia de Alcobaça fez os seus votos perpétuos na Irmãs de São José de Cluny em Coimbra!

- No passado dia 19 de Agosto, uma jovem de 18 anos da paróquia de A-dos-Cunhados iniciou uma experiência vocacional na comunidade das Irmãs da Aliança de Santa Maria, no Convento em Fátima!

- No passado dia 3 de Setembro, uma jovem de 20 anos da Silveira tomou o hábito e iniciou o noviciado na Ordem das Concepcionistas de Santa Beatriz da Siva no Mosteiro Campo Maior!

- No passado dia 5 de Setembro, 7 jovens entre os 17 e os 32 anos das paróquias de Monte Abraão, Queluz, São João das Lampas, São Nicolau e Equipas de Jovens de Nossa Senhora iniciaram o tempo propedêutico no Seminário de São José de Caparide!

- No passado 12 de Setembro, um jovem de 18 anos da paróquia de São Sebastião da Pedreira tomou o hábito e iniciou o noviciado na comunidade da Ordem dos Pregadores (Dominicanos) no Convento em São Domingos de Benfica!

- No passado dia 24 de Setembro, uma jovem de vinte e poucos anos da paróquia da Encarnação (Mafra) professou e fez os seus primeiros votos nas Irmãs da Aliança de Santa Maria.

- No passado dia 24 de Setembro, um jovem da paróquia da Amadora e membro do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt foi ordenado sacerdote no Mosteiro dos Jerónimos.

- Neste dia 1 de Outubro, uma jovem de 18 anos da paróquia de São Pedro da Cadeira iniciou uma experiência de discernimento na Ordem das Concepcionistas de Santa Beatriz da Silva no Mosteiro de Viseu.

- Neste dia 2 de Outubro, um jovem de 20 anos da paróquia de Mafra e outro um pouco mais velho da paróquia da Ericeira entram no noviciado da Companhia de Jesus, na comunidade de Cernache.

 

Estes são apenas referências de jovens do nosso Patriarcado de Lisboa que deram passos numa vocação de consagração no último mês e meio. A estes podem acrescentar-se mais alguns de outras dioceses, mas com passos dados entre nós: 6 jovens das Dioceses de Funchal, Leiria-Fátima, Mindelo e Trivandrum (Índia) iniciaram o tempo propedêutico em Caparide, um jovem da paróquia do Seixal (Setúbal) professou e fez os primeiros votos nos Salesianos (Estoril/Itália), 7 jovens de Angola iniciaram noviciado nos Dominicanos (Benfica), um jovem de Esgueira (Aveiro) professou e fez os primeiros votos nos Dehonianos.

 

Assim se vê que a dificuldade não reside no desinteresse dos jovens, pois quando escutam Deus respondem-Lhe e tomam decisões de avançar. Talvez resida antes na ausência de um ambiente vocacional, que se faça sentir nas famílias e comunidades e que convoque os jovens para a escuta de Deus e a resposta consequente. Porque se houver que os ajude a escutar, há entre eles quem se decida a responder com generosidade e entrega!

Mas para que assim aconteça é imperioso que se cultive uma verdadeira consciência de que a vocação é um dom sobrenatural que precisa de ser pedido e acolhido. Não surge espontaneamente no coração de um jovem. Precisa que este se abra à surpresa de Deus, à sua forma de falar e chamar, e se disponha a responder com generosidade e entrega. Só um real ambiente de confiança e adesão sem reserva à vontade de Deus pode favorecer tal realidade. Mas isso também exige que o jovem encontre na sua vida verdadeiros lugares vocacionais, isto é, pessoas e ambientes que lhe sejam interpeladores e o provoquem pessoalmente. A palavra divina que fala precisa de quem aceite ser a sua voz no chamamento pessoal junto de cada jovem. Se houver vozes mais atentas e ousadas, mais jovens escutarão o chamamento de Deus. E se O escutarem, os jovens estão interessados e desejosos de responder SIM ao SENHOR!

 

_____________


Fórum Nacional das Vocações

Como em todos os anos, está agendado o Fórum Nacional das Vocações para o final de Outubro, em Fátima, este ano nos dias 21 e 22. Terá como tema «Felizes os misericordiosos» e destina-se não só aos responsáveis da pastoral vocacional das Equipas Diocesanas e dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, mas também aos Animadores Paroquiais das Vocações e a todos os Agentes de pastoral com um contacto mais imediato junto das crianças e jovens: os pais, os catequistas, os animadores juvenis, os dirigentes escutistas, os professores (de EMRC e não só), etc… Participe! Esteja atento à informação que será publicitada em breve pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios!

 

_____________


Partilhe connosco…

Partilhe connosco as atividades vocacionais que vão acontecendo na nossa Diocese!

Na Paróquia, na Comunidade, no Grupo de Jovens, na Catequese, no Movimento, na Família… em todo o tempo e lugar o Senhor chama e espera ser acolhido.

Contamos consigo (e contigo também) para dar esta boa notícia a todos de que o Senhor continua a chamar os homens e as mulheres a serem pessoas à Sua imagem e semelhança, os cristãos a ser santos, as famílias a ser sinal do Seu amor pela Igreja, raparigas e rapazes a segui-l’O de mais perto para serem sinal do Céu e para serem pastores do Seu Povo.

Enviem-nos as vossas notícias para o email vocacoesxpo@gmail.com, de preferência com alguma fotografia a acompanhar, para as publicarmos quer aqui, na Voz da Verdade, quer no nosso site (www.vocacoesxpto.net).

Partilhe connosco!

 

_____________


Datas Vocacionais a ter em conta no novo ano pastoral

Aqui ficam as datas vocacionais mais relevantes, já agendadas para o próximo ano pastoral. De todas elas, destacamos por ora duas, aquelas que pedem uma atenção mais imediata na preparação da sua vivência e celebração, pois são as que primeiro ocorrerão!

Vamos, pois, preparar e dinamizar o Dia Mundial das Missões, já no dia 23 deste mês!

Bem como a Semana dos Seminários Diocesanos, a acontecer já no início do próximo mês!

 

Para todos:

23 de Outubro: Dia Mundial das Missões

6 a 13 de Novembro: Semana dos Seminários Diocesanos

02 de Fevereiro: Dia do Consagrado

30 de Abril a 07 de Maio: Semana.com… na Semana Mundial de Oração pelas Vocações

14 a 21 de Maio: Semana da Vida

28 de Maio: Festa da Família

11 de Junho: Jornada de Oração pela Vida Contemplativa

23 de Junho: Jornada de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

 

Para adultos:

21 e 22 de Outubro: Fórum Nacional das Vocações, em Fátima

14 de Janeiro: Encontro de Animadores Paroquiais das Vocações

18 e 19 de Março: Encontro de Formação em Animação Vocacional

 

Para jovens:

1ª Terça-feira do mês: Terça.com… Vocações: Grupo Vocacional para Rapazes pós Ensino Secundário

2ª Terça-feira do mês: Terça.com… Vocações: Grupo Vocacional para Raparigas pós Ensino Secundário

3ª Terça-feira do mês: Terça.com… Namorados: Grupo de caminhada para Namorados pós Ensino Secundário

25 a 27 de Novembro: Retiro Vocacional para Rapazes do 12º ano e pós Secundário

17 a 20 de Dezembro: Luzeiros de Natal: Campos Vocacionais para Raparigas do 3º ciclo do Ensino Básico, e do Ensino Secundário

31 de Março a 2 de Abril: Retiro Vocacional para Rapazes do 12º ano e pós Secundário.

08 a 11 de Abril: Luzeiros da Páscoa: Campos Vocacionais para Raparigas do 3º ciclo do Ensino Básico, e do Ensino Secundário

07 a 11 de Julho: Luzeiros de Verão: Campos Vocacionais para Raparigas do 3º ciclo do Ensino Básico, e do Ensino Secundário

16 a 23 de Julho: Campo Vocacional para Rapazes do 12º ano e pós Secundário

 

Nota: Em breve informaremos acerca das datas dos Estágios Vocacionais (para rapazes do 7º e 8º anos) e dos Campanários (para rapazes do 9º, 10º e 11º anos), organizados pelo Pré-Seminário nas férias escolares do Natal, Páscoa e Verão.

textos pela Pastoral das Vocações
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES