Lisboa |
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas
Cardeal-Patriarca “muito esperançoso e contente”
<<
1/
>>
Imagem
O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, congratulou-se pela nomeação do português António Guterres para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas.

 

“A qualidade de António Guterres está mais do que demonstrada nas diversas missões que desempenhou, quer em Portugal, quer no estrangeiro, concretamente com os refugiados que é o problema mor da atualidade internacional, e que ficará em boas mãos”, afirmou D. Manuel Clemente. O Cardeal-Patriarca realçou o papel das Nações Unidas na atualidade internacional, pois “há muitas e muitas questões que só podem ser resolvidas nas plataformas internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) o é muito especialmente”. D. Manuel Clemente afirmou-se “muito esperançoso e contente” no desempenho do cargo de secretário-geral das Nações Unidas por António Guterres, pela sua “qualidade, a sua experiência e eficácia na resolução destas questões, e o relevo que a ONU tem”. “Como crentes pedimos a Deus aquilo que Deus está mais do que disponível para lhe oferecer, que é toda a inspiração no desempenho do cargo”, afirmou o prelado, que manifestou também a satisfação de ver um compatriota com funções de “tanto relevo a nível internacional”.

O cardeal-patriarca de Lisboa desejou ainda a Guterres, que é católico, “as maiores felicidades” no desempenho do cargo de secretário-geral das Nações Unidas para o qual foi designado, no passado dia 6 de outubro, pelo Conselho de Segurança por unanimidade e aclamação.

Também o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa, manifestou, numa nota, “profundo reconhecimento e sincera congratulação pelo facto de este eminente cidadão português que é António Guterres assumir o cargo de tão elevada responsabilidade como secretário-geral da ONU”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES