Lisboa |
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas
Cardeal-Patriarca “muito esperançoso e contente”
<<
1/
>>
Imagem
O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, congratulou-se pela nomeação do português António Guterres para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas.

 

“A qualidade de António Guterres está mais do que demonstrada nas diversas missões que desempenhou, quer em Portugal, quer no estrangeiro, concretamente com os refugiados que é o problema mor da atualidade internacional, e que ficará em boas mãos”, afirmou D. Manuel Clemente. O Cardeal-Patriarca realçou o papel das Nações Unidas na atualidade internacional, pois “há muitas e muitas questões que só podem ser resolvidas nas plataformas internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) o é muito especialmente”. D. Manuel Clemente afirmou-se “muito esperançoso e contente” no desempenho do cargo de secretário-geral das Nações Unidas por António Guterres, pela sua “qualidade, a sua experiência e eficácia na resolução destas questões, e o relevo que a ONU tem”. “Como crentes pedimos a Deus aquilo que Deus está mais do que disponível para lhe oferecer, que é toda a inspiração no desempenho do cargo”, afirmou o prelado, que manifestou também a satisfação de ver um compatriota com funções de “tanto relevo a nível internacional”.

O cardeal-patriarca de Lisboa desejou ainda a Guterres, que é católico, “as maiores felicidades” no desempenho do cargo de secretário-geral das Nações Unidas para o qual foi designado, no passado dia 6 de outubro, pelo Conselho de Segurança por unanimidade e aclamação.

Também o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa, manifestou, numa nota, “profundo reconhecimento e sincera congratulação pelo facto de este eminente cidadão português que é António Guterres assumir o cargo de tão elevada responsabilidade como secretário-geral da ONU”.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Ainda está por escrever a história da perseguição à Igreja católica, durante o período da dominação soviética, nos países do leste da Europa.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
A atribuição a José Mattoso do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes constitui um justo reconhecimento...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES