Lisboa |
Semana Nacional da Educação Cristã
“EMRC é excelente contributo para a formação integral dos alunos”
<<
1/
>>
Imagem

Com base nos dados do último ano escolar, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), na Diocese de Lisboa, tem cerca de 58 mil alunos para 330 docentes.

 

“A EMRC continua a ser um excelente contributo para a formação integral dos alunos”, refere uma nota do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER) de Lisboa, enviada ao Jornal VOZ DA VERDADE, por ocasião da Semana Nacional da Educação Cristã (21 a 30 de outubro). “Saliente-se que a disciplina de EMRC é uma componente do currículo nacional integrando todas as matrizes curriculares, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa”, acrescenta o comunicado, salientando que, “no presente ano escolar, ainda existem algumas escolas sem professor”, nomeadamente “devido a uma redução dos professores com as habilitações adequadas, fruto de limitações de ordem legal”.

De acordo com o SDER de Lisboa, “um dos grandes receios no ato de matrícula prende-se com a incerteza das características do horário semanal”. “Na verdade, há muitos horários que causam um elevado desconforto para os alunos e suas famílias. Em muitas situações, é difícil dar continuidade ao trabalho dos docentes, por razões de ordem concursal. Por isso mesmo, é comum a existência de oscilações nas matrículas, dado que a relação estabelecida com um determinado docente pode ser determinante. Por tudo isto, é fundamental que a disciplina volte a encontrar, em si mesma, razões suficientemente válidas para a sua frequência, para lá de algumas vicissitudes”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES