Lisboa |
Solenidade da Dedicação da Sé de Lisboa
“Sair de si para dar lugar aos outros”
<<
1/
>>
Imagem
O Cardeal-Patriarca de Lisboa convidou os cristãos da diocese a manterem “o horizonte universal da missão”. Na Solenidade da Dedicação da Sé, D. Manuel Clemente exortou a uma Igreja em saída.

 

“Mantemos certamente o horizonte universal da missão. Mas de algum modo “partimos” também, quando acolhemos os outros no espaço que esvaziamos de nós próprios, para que inteiramente caibam, ainda melhor e sempre mais. A Igreja “em saída”, como a queremos com o Papa Francisco e a ativamos no caminho sinodal de Lisboa, concretiza-se igualmente assim. Sair de si para dar lugar aos outros, acolhendo-os e prosseguindo com eles rumo à cidade de todos. E, se com o Papa acalentamos “o sonho missionário de chegar a todos”, permitamos também que todos cheguem até nós, para assim crescerem – e nós com eles”, salientou o Cardeal-Patriarca, na celebração do aniversário da Dedicação da Sé, no passado dia 25 de outubro. Para D. Manuel Clemente, “numa cidade onde tantos precisam de tanto, material e espiritualmente falando”, a Igreja encontrará “na prática do bem o traço mais profundo do mútuo reconhecimento”.

Lembrando que “há oito séculos e meio consagrou-se esta Sé”, o Cardeal-Patriarca sublinhou que “celebrar a dedicação da Sé significa consagrá-la ao Deus de todos os que nela entrarem, oferecendo-lhes sinais convincentes da Sua presença viva e vivificante”. “Para tal, toda a criatividade é pouca e toda a disponibilidade se requer. Importante é fazê-lo, para contribuirmos, nós também, para a concretização duma cidade inclusiva, realmente intercultural e solidária. Discípulos de Cristo, ganharemos luz e critério para acolhermos quem quer que chegue. Disto mesmo é sinal a nossa Sé, e nós próprios a ativação e o sacramento”, apontou.

Homilia na íntegra em: www.patriarcado-lisboa.pt.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES